A Copa Meridianbet SC foi oficialmente lançada na tarde desta segunda-feira (26/08). Em um evento com a presença de dirigentes, diretores e da imprensa estadual, a competição foi apresentada aos torcedores. O intuito do encontro foi divulgar a competição, além de promover a interação entre os clubes presentes na disputa. O evento ocorreu na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.
O evento foi conduzido pelo secretário-geral da FCF, Cláudio Gomes, e contou com a presença do presidente da Federação, Rubens Angelotti, e da diretoria da entidade. Também estiveram no evento, os presidentes do Joinville, Darthanhan de Oliveira, e do Marcílio Dias, Tarcísio Guedim, além do coordenador técnico do Figueirense, Wilson Fernandes. O presidente da SC Clubes, Cristopher Nunes, também participou do evento, que foi transmitido ao vivo no YouTube da Federação Catarinense de Futebol.
Após a abertura do evento, o diretor executivo da MB TV, Elder Caturani, subiu ao palco para falar sobre as transmissões da competição. Todos os jogos da Copa Meridianbet SC serão transmitidos ao vivo e de graça no canal do YouTube da MB TV. Esse será o segundo ano de parceria.
Em seguida, foi a vez de Mirta Piriz, diretora de Marketing da SCC SBT, comentar sobre as transmissões do campeonato. Toda terça-feira e sábado, a partida da rodada será transmitida ao vivo no canal de televisão da rede aberta e no YouTube da SCC SBT.
No momento seguinte do evento, foram chamados ao palco representantes da FCF e dos clubes presentes na competição para falarem da Copa SC. Participaram do bate-papo, o presidente da FCF, Rubens Angelotti; o diretor do Departamento de Competições, Carlos Fernando Crispim; o diretor do Departamento de Arbitragem, Kléber Lúcio Gil; o presidente do Joinville, Darthanhan de Oliveira; o presidente do Marcílio Dias, Tarcísio Guedim; e o coordenador técnico do Figueirense, Wilson Fernandes.
Essa será a 23ª edição da Copa Santa Catarina. Estarão na disputa as equipes do Barra FC, Chapecoense, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville, Marcílio Dias e Nação. Na primeira fase, todos os clubes se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros colocados irão avançar para a semifinal. Os confrontos da fase eliminatória serão disputados em partidas de ida e volta. O campeão da Copa Meridianbet SC, além do troféu, conquistará uma vaga na Copa do Brasil de 2025.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, falou sobre a importância da Copa SC para o futebol de Santa Catarina. “É sempre uma alegria receber os representantes dos clubes, a imprensa e demais autoridades que aqui estiveram para o evento de lançamento da Copa Meridianbet SC. Essa competição é fundamental para a temporada do futebol catarinense, sendo o nosso segundo campeonato profissional mais importante. A vaga na Copa do Brasil de 2025 é ainda mais um atrativo para a disputa. A expectativa é grande para o início da competição e para, com certeza, vermos grandes jogos nesta edição”.
O presidente do Joinville, Darthanhan de Oliveira, ressaltou que a Copa Santa Catarina marcará o início de um novo tempo para o clube. “O Joinville está há um longo tempo sem entrar em campo. O nosso último jogo foi em março pelo Campeonato Estadual. Então, há uma demanda reprimida. O torcedor está muito ansioso para ver o JEC em campo novamente. E essa ansiedade vai acabar no dia de estreia contra o Concórdia, quase seis meses depois. Espero que o Joinville nunca mais passe por essa escassez de partidas. A Copa é um pontapé para uma jornada que se inicia. A gente espera fazer uma boa Copa, espera, quem sabe, conseguir a vaga na Copa do Brasil, voltar a uma competição nacional. Queremos também fazer um bom estadual ano que vem, garantir a vaga da Série D de 2026 e fazer uma boa Série D. Quem sabe conseguir um acesso, que seria excelente para o clube, para a Série C de 2025. Tudo isso começa pela Copa Santa Catarina, por isso a gente está com bons profissionais, como o técnico Ney Franco, e como o CEO Felipe Ximenez”.
Assim como o Joinville, o presidente do Marcílio Dias, Tarcísio Guedim, vê a Copa Meridianbet SC como o início de um calendário cheio. “É com uma expectativa enorme que nós estamos aqui neste lançamento da Copa SC, que para nós é um projeto para o próximo ano. Será um 2025 com Campeonato Catarinense e a Série D. Então, fazendo um bom campeonato nessa Copa SC e conquistando, se tudo der certo, a vaga para a Copa do Brasil, vamos ter um calendário super completo. E nós estamos vendo aqui as movimentações dos clubes. Não vai ser uma Copa fácil, vai ser uma Copa bem difícil, mas nós estamos confiando, estamos montando um plantel muito competitivo de jogadores comprometidos”.
O coordenador técnico do Figueirense, Wilson Fernandes, ressaltou a importância da disputa no processo do clube. “É uma competição muito importante para a gente nesse momento. Após a eliminação do Campeonato Brasileiro, agora é o nosso foco principal. A gente sabe a importância que tem essa competição. É um título que nos dá uma vaga na Copa do Brasil. E é fundamental para a gente, para o clube, nesse processo de reestruturação que vem passando. Retornar a uma competição nacional como a Copa do Brasil. Iniciar um ano já com uma Recopa também. E projetando um ano melhor para o Figueirense em 2025”.
O presidente da SC Clubes, Cristopher Nunes, foi outra autoridade a falar sobre a disputa da Copa SC.“É uma competição que vem se firmando no nosso calendário. Muitos anos a gente ficou sem essa competição importantíssima. Eu acho que a Federação, com um grande parceiro agora, a Meridianbet, fazendo com que essa Copa, junto com o SCC e SBT, seja transmitida de maneira ao vivo. Acho que nas plataformas de YouTube e agora também no SBT de Santa Catarina, essa competição tem tudo para ser uma das mais fortes dos últimos anos. Importantíssimo porque vale vaga da Copa do Brasil, e de certa forma a gente sabe o quanto vale essa tão sonhada vaga da Copa do Brasil no ano de 2025”.