O Conselho Técnico da Copa Santa Catarina Sub-17 foi realizado na tarde desta quarta-feira (26/07) na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. A competição, que reunirá 16 clubes, terá início no dia 16 de setembro. A previsão de encerramento é para o dia 2 de dezembro.
Confirmaram participação na disputa os seguintes clubes: Agrifut (Itajaí), Atlético Catarinense (São José), Barra FC (Balneário Camboriú), Casa Lar (Araranguá), Caçador , Concórdia, Hercílio Luz (Tubarão), Imbituba, Juventus (Jaraguá do Sul), L10 (Lages), Manchister (Palhoça), Marcílio Dias (Itajaí), NFC (Blumenau), Profut (Araranguá), Seara e Tubarão.
O vice-presidente da FCF e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, conduziu a reunião. A mesa também foi composta pelo vice-presidente da FCF e diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, pelo procurador jurídico, Rodrigo Capella, por Claudia Teixeira, do Departamento de Registro, pelo certificador do Clube Formador, Rodrigo Marambaia, e pelos assessores do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior e Maycon Morais.
Os 16 clubes participantes serão divididos em quatro grupos de quatro clubes cada. Os clubes jogarão entre si em turno e returno. Os dois primeiros avançam para a segunda fase, que a partir deste momento contará com jogos eliminatórios até a grande final.
No ponto de vista do diretor de futebol do Juventus, Cleber Hernacki, a Copa Santa Catarina Sub-17 é uma grande oportunidade para o clube iniciar a estruturação da categoria de base. “Agora, nós vamos começar a fomentar também as categorias de base. O nosso objetivo é dar vida a esse segmento do clube. É muito importante revelar atletas para a vida financeira do clube”.
Já a coordenadora de futebol do Agrifut, Tatiane de Oliveira, projeta um campeonato onde os atletas do clube consigam chamar a atenção de times com maior expressão. “Queremos oportunizar para os meninos essa grande vitrine. A expectativa é que nós façamos bons jogos, mesmo sendo estreantes, e conseguir colocar os nossos atletas em grandes clubes”.
Segundo o presidente do Imbituba, Maurício Daghetti, a Copa Santa Catarina Sub-17 é uma competição que vai agregar muito ao clube e aos atletas. “Estamos muito motivados. A competição dá um ânimo para a nossa cidade, que está querendo entrar no projeto, principalmente do profissional. Eu creio que esse sub -17 vai fomentar muito o nosso trabalho”.
O diretor de futebol do Hercílio Luz, Felipe Gil, cita a importância da competição para dar rodagem aos atletas da base. “As categorias de base são onde realmente a gente fomenta o futebol dentro do clube. Então quanto mais jogos e atividades os atletas tiverem, maior a possibilidade deles estarem futuramente participando da equipe profissional”.
Copa Santa Catarina Sub-17 – 2023
Grupo A
Seara
Concórdia
Caçador
L10 (Lages)
Grupo B
Casa Lar (Araranguá)
Profut (Araranguá)
Hercílio Luz (Tubarão)
Tubarão
Grupo C
Imbituba
Atlético Catarinense (São José)
Manchister (Palhoça)
Barra FC (Balneário Camboriú)
Grupo D
Marcílio Dias (Itajaí)
Agrifut (Itajaí)
NFC (Blumenau)
Juventus (Jaraguá do Sul)