O Conselho Técnico das Copas Sul Sub-20 e Sub-17 de 2024 foi realizado na tarde desta terça-feira (13/08) e confirmou a disputa dos campeonatos. As competições, que serão organizadas pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) neste primeiro ano e que também contarão com a participação dos clubes da Federação Paranaense de Futebol (FPF), serão iniciadas no dia 8 de setembro. A reunião desta semana, que foi realizada em formato online, serviu para o alinhamento de questões como regulamento e datas.
Os clubes do Rio Grande do Sul nessas duas categorias não participarão neste ano devido ao trágico evento climático, que afetou praticamente todo o estado gaúcho.
As competições, que ocorrerão no período de 12 datas, contarão com a participação de 12 equipes, sendo seis de cada Estado. Os times se classificaram para a Copa Sul por conta do desempenho nos respectivos campeonatos estaduais. O grupo A será formado apenas por clubes de Santa Catarina e a chave B contará com equipes do Paraná. Na primeira fase, os confrontos ocorrerão entre grupos, ou seja, os times catarinenses medirão forças com os clubes paranaenses em turno único.
Os quatro melhores colocados de cada grupo irão avançar para as quartas de final. Na fase eliminatória, o chaveamento colocará frente a frente clubes do mesmo Estado, para que a final seja disputada entre um clube de Santa Catarina e um do Paraná. Os duelos das quartas de final, semifinal e final ocorrerão com jogos de ida e volta.
Confira como será o chaveamento da Copa Sul Sub-17:
Grupo A: Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Joinville e Nação;
Grupo B: Athletico, Coritiba, Hope Internacional, Galo Maringá, Maringá FC e PSTC.
Veja como ficaram os grupos da Copa Sul Sub-20:
Grupo A: Avaí, Brusque, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz e Marcílio Dias;
Grupo B: Athletico, Azuriz, Cascavel, Coritiba, Operário e Patriotas.
O Conselho Técnico das Copas Sul Sub-15 e Sub-17 foi mediado pelo vice-presidente da FCF e diretor do Departamento de Competições, Carlos Fernando Crispim, que representou o presidente da entidade, Rubens Angelotti. Esteve presente também o diretor do Departamento de Competições da FPF, Orlando Colaço Vaz, além do supervisor de registros da entidade, Salvio João Ditzel Junior. A reunião contou com a participação de dirigentes dos clubes envolvidos na disputa,
O Conselho Técnico também contou com a colaboração de outros membros da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Estiveram presentes o procurador-jurídico da entidade, Rodrigo Goeldner Capella; Cláudia Teixeira do Departamento de Registros e Transferências; o presidente da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setúbal; o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil; e os membro de Departamento de Competições, José Carlos Goulart Junior, Maycon Morais e Rodrigo Vieira Gallotti Nunes.