Os destaques do Catarinense Fort Atacadista de 2024 se reuniram nesta segunda-feira (08/04) na entrega do Prêmio Top da Bola, a noite de gala do futebol de Santa Catarina. Como de costume, a premiação ocorreu no primeiro dia útil após a final do Estadual. Além da divulgação das seleções de ouro e prata da competição, foram distribuídos prêmios em outras categorias, como craque, goleiro menos vazado, revelação e artilheiro. A entrega dos troféus foi realizada no auditório da Procuradoria Geral da Justiça de SC, em Florianópolis.
O Top da Bola está em sua vigésima edição e é uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Instituto Mapa e da SCClubes. O presidente da FCF, Rubens Angelotti, assim como a diretoria da entidade, participaram da premiação. A premiação teve a participação de dirigentes, autoridades, patrocinadores, árbitros, profissionais da imprensa esportiva e do futebol, convidados, familiares e jogadores.
“Quero agradecer a todos que acreditaram no nosso trabalho neste Catarinense. Foi um Campeonato com 80 jogos disputados em três meses, com mais de 200 gols marcados. Tivemos a presença de mais de 350 mil torcedores nos estádios. Com esses números, a edição de 2024 nos deixou grandes alegrias, lições e aprendizados. No Top da Bola podemos coroar o Estadual do centenário da FCF, premiando os melhores do campeonato. Indiferente de ser ouro ou prata, penso que só pelo fato de terem chegado até aqui, todos são grandes vencedores”, ressalta o presidente da FCF, Rubens Angelotti.
Outras autoridades presentes no evento foram o sub-procurador-gera de Justiça, Dr. Paulo Antônio Locatelli; o presidente da SC Clubes, Cristopher Nazário Nunes; o diretor executivo da MB TV, Elder Caturani; o head de esportes da NSC TV, Luciano Calheiros; e o presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira.
O meia Fellipe Mateus foi eleito como o craque da competição. O jogador do Criciúma foi o atleta que mais recebeu indicações ao longo do Catarinense. Já o zagueiro Gabriel Jesus recebeu o prêmio de revelação, entregue ao atleta mais promissor com menos de 21 anos de idade. O técnico Cláudio Tencati, do Criciúma foi eleito o melhor treinador do Estadual, com Luizinho Lopes, do Brusque, em segundo lugar. O árbitro destaque da competição foi Bráulio da Silva Machado, acompanhado pelos assistentes Bruno Müller, Jhony Barros e Tiaggo Americano Labes.
Os prêmios foram entregues mediante indicações dos profissionais de imprensa que atuaram na cobertura do Estadual. A seleção de ouro do Catarinense Fort Atacadista foi composta pelo goleiro Gustavo (Criciúma), lateral-direito Claudinho (Criciúma), zagueiros Wallace (Brusque) e Rodrigo (Criciúma), do lateral-esquerdo Alex Ruan (Brusque), dos volantes Barreto (Criciúma) e Rodolfo Potiguar (Brusque), meias Fellipe Mateus (Criciúma) e Marquinhos Gabriel (Criciúma), e os atacantes Eder (Criciúma e Gabriel Poveda (Avaí).
Também houveram as entregas de outras premiações. O zagueiro Rodrigo, do Criciúma, recebeu a Medalha Jaime Arruda Ramos por ter marcado o primeiro gol do Estadual em 2024. O nome do prêmio foi escolhido em homenagem ao primeiro jogador que marcou em uma edição do Catarinense, no ano de 1924. A ideia da premiação surgiu pelo historiador Adalberto Kluser.
O goleiro menos vazado foi Mateus Nogueira, do Brusque. Ele levou para casa a luva de ouro. Já o artilheiro foi Gabriel Poveda, que marcou oito gols com a camisa do Avaí. O atacante recebeu a Medalha Norberto Hoppe. A honraria homenageia o artilheiro do Campeonato Catarinense de 1966 com 33 gols, marca até hoje não igualada.
FINALISTAS DO PRÊMIO TOP DA BOLA
GOLEIRO
Gustavo – Criciúma – Ouro
Matheus Nogueira – Brusque – Prata
LATERAL-DIREITO
Claudinho – Criciúma – Ouro
Cristovam – Brusque – Prata
LATERAL-ESQUERDO
Alex Ruan – Brusque – Ouro
Marcelo Hermes – Criciúma – Prata
ZAGUEIROS
Gabriel Jesus – Barra FC – Prata
Rodrigo – Criciúma – Ouro
Wallace – Brusque – Ouro
Wesley Matos – Barra FC – Prata
VOLANTES
Barreto – Criciúma – Ouro
Dionísio – Brusque – Prata
Natan Costa – Barra FC – Prata
Rodolfo Potiguar – Brusque – Ouro
MEIAS
Fellipe Mateus – Criciúma – Ouro
Ingro – Hercílio Luz – Prata
Jhemerson – Brusque – Prata
Marquinhos Gabriel – Criciúma – Ouro
ATACANTES
Éder – Criciúma – Ouro
Gabriel Poveda – Avaí – Ouro
Guilherme Queiróz – Brusque – Prata
Marcelinho – Barra FC – Prata
TREINADOR
Cláudio Tencati – Criciúma – Ouro
Luizinho Lopes – Brusque – Prata
ÁRBITRO
Bráulio da Silva Machado – Ouro
Ramon Abatti Abel – Prata
ASSISTENTES
Alex dos Santos – Prata
Bruno Muller – Ouro
Gizeli Casaril – Prata
Johnny Barros de Oliveira – Prata
Thiaggo Americano Labes – Ouro
Henrique Neu Ribeiro – Ouro
DIRIGENTE
Danilo Rezini – Brusque – Ouro
VIlmar Guedes – Criciúma – Prata
GOLEIRO MENOS VAZADO
Matheus Nogueira – Brusque
ARTILHEIRO
Gabriel Poveda – Avaí
REVELAÇÃO
Gabriel Jesus – Barra FC
CRAQUE
Fellipe Mateus – Criciúma
Fotos: Fernando Ribeiro/FCF