Cantucho João Setubal é um dos professores do curso

Em parceria com a FCF, começa o curso online de formação de árbitros

O futebol catarinense foi pioneiro com a idealização do curso online de formação de árbitros da modalidade, promovido pela Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas em parceria com a Federação Catarinense de Futebol e o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (SINAFESC). O curso foi inaugurado no último sábado (01), em reunião virtual entre os professores e os alunos através de videoconferência.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, destacou o nível do ofício no Estado. “A arbitragem de Santa Catarina é de vanguarda. A FCF, junto com o Sinafesc, trabalha para formar bons árbitros, inclusive FIFA, que estão atuando mundo a fora. Tenham confiança no curso que a FCF apoia. Estamos aqui aguardando vocês, como futuros árbitros da Federação.”

O curso terá duração de quatro meses e busca desenvolver aptidões e valores éticos e morais, como a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, o espírito de equipe e tantos outros, fundamentais para a formação integral de uma pessoa, no contexto do esporte e da vida.

Esse desenvolvimento se dará através da análise das regras do jogo, a interpretação e sua aplicabilidade, com aspectos científicos no estudo das mesmas, além das regulamentações e legislações inerentes à prática. Também aborda os aspectos psicológicos, físicos, noções de preenchimento e elaboração de súmulas e relatórios, primeiros socorros, relacionamento com as equipes, dirigentes, atletas, imprensa e organização de competições esportivas.

Para o Diretor do Departamento de Arbitragem da FCF e da Escola Catarinense de Arbitragem, Marco Antônio Martins, a iniciativa já está sendo um sucesso. “Todas as vagas foram preenchidas. Muitos interessados ficaram de fora, pois decidimos limitar o acesso para garantir a qualidade do curso”, ressaltou.

Cantucho João Setubal, membro da Comissão de Arbitragem, instrutor oficial da Confederação Brasileira de Futebol e um dos professores, destacou que existem “alunos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Serão quatro meses de muitas atividades, tanto na modalidade de ensino a distância como em encontros presenciais”.

Cantucho João Setubal é um dos professores do curso

São 98 alunos matriculados e as aulas se darão através do EAD (ensino à distância), iniciando já nesta segunda-feira (03) com ensinamentos sobre a Regra 1 e Pilar Físico, respectivamente sob a responsabilidade dos professores Cantucho e Jolmerson de Carvalho – este que também é instrutor da CBF.

Johnny Barros, presidente do SINAFESC, lembra que se trata de algo inédito e enaltece a qualidade do aprendizado que será proporcionada aos alunos. “Este curso é pioneiro no Brasil. Vocês terão as melhores instruções disponíveis no pais. Pessoas gabaritadas, com conhecimento total das regras. Um novo ciclo que inicia na vida de vocês”, disse.

Marco Antônio Martins, Diretor de Arbitragem da FCF, participou da inauguração do curso

Bráulio da Silva Machado, árbitro FIFA de Santa Catarina, deu uma palestra na primeira atividade do curso. Ele falou sobre o que compõe o perfil de um árbitro moderno e deu dicas de como administrar uma carreira na área. Lembrou que “o sonho de ser árbitro vai depender de suas escolhas. O que vocês escolherem vai remeter ao que vai acontecer lá na frente. Importante é buscar os melhores caminhos, sem atalhos, para alcançar uma carreira integra e duradoura.”

A Federação Catarinense de Futebol deseja um ótimo curso para os alunos, professores e organizadores desta belíssima e pioneira iniciativa!