FCF comemora 99 anos de fundação

Com uma história rica a serviço do desenvolvimento e fomento do futebol de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) comemora nesta quarta-feira (12/04) 99 anos. Começa a contagem regressiva para o centenário da entidade, que além de possuir diversos clubes e ligas filiadas, promove uma série de competições.

Ao todo a Federação Catarinense de Futebol conta com 31 clubes filiados no masculino, cinco no feminino e 23 ligas filiadas. Estão programadas para ocorrer na temporada 2023 20 competições, sendo que duas já foram encerradas. O Brusque faturou a Recopa Catarinense e o Criciúma garantiu o título do Catarinense Fort Atacadista.

Apesar de ser apenas o 20º maior estado brasileiro, o futebol catarinense conta com importante representatividade no cenário nacional. No Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Santa Catarina está em oitavo no masculino e sexto no feminino.

A sede da FCF fica localizada no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. A inauguração ocorreu em 2008. O Colégio Catarinense, em Florianópolis, foi o local da primeira sede da recém criada FCF.

Ao todo, a FCF contou com uma série de 17 presidentes. O primeiro deles foi Luiz Alves de Souza, que comandou a entidade de 1924 a 1927. Aderbal Ramos da Silva tornou-se governador de Santa Catarina e dá nome ao estádio do Avaí, em Florianópolis, foi presidente de 1939 e 1946. Delfim Pádua Peixoto Filho, que faleceu no trágico e triste acidente aéreo da Chapecoense em 2016, comandou a FCF por mais tempo: 31 anos.

Rubens Renato Angelotti assumiu a presidência em 2016. Sua primeira eleição foi em 2019 e em 2022 ele foi reeleito. Sua posse e da nova diretoria ocorre nesta quarta-feira (12/04), às 16 horas, na sede da FCF, em Balneário Camboriú.

A nova diretoria eleita será composta, além do presidente Rubens Angelotti, pelos seus cinco vice-presidentes: Carlos Fernando Crispim, Guilherme Cecchin, Marco Antonio Martins, Paulo Cesar Gonçalves e Ricardo Viana Hoffmann. O Conselho Fiscal será formado pelos membros efetivos Antonio Carlos Censi Pimentel, Enio Gomes e Rodrigo Vieira Gallotti Nunes, e com os membros suplentes Ademar Ramthum, Osni José Contesini e Waldir Waldemiro Weinrich.

CONQUISTAS
Entre as principais conquistas do futebol catarinense está o Torneio da Malásia, em 1982. O selecionado catarinense foi formado apenas por atletas que atuavam no Estado. Em 2016, a Chapecoense conquistou o título da Copa Sul-Americana, o que deu vaga para a Conmebol Libertadores do ano seguinte. A delegação da equipe de Chapecó estava a caminho da final contra o Atlético Nacional, na Colômbia, quando ocorreu o trágico acidente aéreo que vitimou dirigentes, atletas, integrantes da comissão técnica, membros da imprensa e tripulantes. A Conmebol confirmou o título para a Chapecoense. Em 1995 o Figueirense ganhou o Torneio Mercosul.

Nacionalmente Santa Catarina conta com alguns títulos importantes. O Criciúma venceu a Copa do Brasil de 1991, Brasileiro da Série B, em 2002 e a Série C em 2006. Joinville, em 2014, e a Chapecoense, em 2020, faturaram o título da Série B. O Avaí foi o campeão da Série C de 1998. O Brusque foi o vencedor da Série D nacional em 2019. O Figueirense foi o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008.

ARBITRAGEM
O quadro de arbitragem da FCF também é destaque. Atualmente são três árbitros principais no quadro da FIFA. São eles: Bráulio da Silva Machado, Ramon Abatti Abel e Charly Wendy Straub Deretti. No VAR também são FIFA Rafael Traci e Rodrigo D’Alonso.