A Federação Catarinense de Futebol, através da Comissão de Arbitragem, convoca todos os árbitros do quadro de elite da arbitragem catarinense que atuaram em partidas da Série A do Catarinense Chevrolet 2014 até a 3ª rodada da 2ª fase para uma reunião extraordinária de análise, instrução e repreensão das participações de todos até o presente momento na competição. A reunião será nesta 6ª feira (14), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú.
A FCF reitera seu comprometimento e preocupação com nível da arbitragem catarinense e não mede esforços para investir na qualificação dos árbitros e assistentes catarinenses.
A Entidade trabalha de forma contínua no aprimoramento da arbitragem catarinense com iniciativas como pré-temporadas, intertemporadas, e seminários conduzidos por instrutores FIFA e CBF.
A Comissão de Arbitragem tem seus observadores escalados em todos os jogos para relatarem todas as situações da participação individual de cada integrante da equipe de arbitragem. A FCF disponibiliza ainda aos árbitros e faz uso para análise da gravação de todos os jogos da competição.
Considerando o cenário atual do futebol catarinense e a importância vital que a administração do Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho reserva à arbitragem, a Federação Catarinense de Futebol entende que situações complicadas de jogos e lances polêmicos podem ocasionar e também induzirem erros, mas não admite que situações explícitas e equívocos flagrantes façam parte do contexto das partidas de uma competição que reúne três equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Todos são passíveis ao erro
Premiado com um dos dois melhores árbitros assistentes do Campeonato Brasileiro de 2013 ao lado do paulista Emerson de Carvalho, que estará na Copa do Mundo FIFA do Brasil, o catarinense de Rio do Sul, Carlos Berkenbrock, é um dos grandes exemplos de sucesso da arbitragem barriga-verde.
Membro do quadro de árbitros da CBF desde 1997, Berkenbrock defendeu o escudo da FIFA de 2009 a 2012, mas nem a vasta experiência poupou-lhe de um equívoco na partida entre Criciúma X Metropolitano, na noite da última 4ª feira (12). Visando recondicioná-lo, a Comissão de Arbitragem afastou o assistente pelo período de trinta (30) dias para reciclagem e aprimoramento.