Por determinação da Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, o Departamento de Competições irá coordenar o trabalho da equipe de repositores de bola, os populares gandulas, nas partidas válidas pelas finais do Campeonato Catarinense Chevrolet 2013 e em também em todas as partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro das Séries A, B e D, que serão realizadas com supervisão da Entidade a partir desta temporada.
A medida visa impedir que a reposição da bola seja feita em desacordo com as regras da Internacional Football Association Board, descrita no Livro de Regras de Futebol 2012/2013 da Confederação Brasileira de Futebol e especificadas ainda no Regulamento Geral das Competições Organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.
A Federação Catarinense de Futebol irá indicar a equipe de repositores de bola e utilizará membros do quadro catarinense de arbitragem das ligas locais onde forem realizados os jogos, preferencialmente, membros do quadro feminino de arbitragem e alunas da escola catarinense de arbitragem. As repositoras de bola indicadas pela Federação Catarinense de Futebol utilizarão identificação especial com coletes padronizados da Entidade.