A Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Competições Principais, divulgou nesta 6ª feira (22) a tabela e o regulamento do Campeonato Catarinense Série A 2020. A reunião do conselho técnico que definiu pela nova forma foi realizada na última 4ª feira (20).
– VEJA A TABELA E O REGULAMENTO DA SÉRIE A 2020
Forma de disputa
O Campeonato Catarinense da Série A 2020 será disputado em quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno único. Após as nove rodadas os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado.
A partir da 2ª fase das equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, até a definição do campeão! Nas fases de confronto eliminatório os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.
Rebaixamento
Com a nova forma de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que após a 1ª fase ficarem na 9ª e 10ª posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada.
No mata-mata do rebaixamento a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.
Histórico
O Campeonato Catarinense de Futebol é disputado desde 1924, o atual campeão é o Avaí Futebol Clube. Ao longo das 95 edições anteriores, o Figueirense FC conquistou a competição em 18 oportunidades, sendo o detentor da hegemonia em títulos. O Campeonato Catarinense de Futebol não foi realizado apenas no ano de 1946, ano em que a FCF esteve suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em virtude de a Seleção Catarinense não ter comparecido ao jogo com a Seleção Paranaense, em Curitiba, válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções em 1945. Já em 1933 a competição foi realizada, porém os clubes participantes entraram em desacordo e não houve um campeão homologado.