FCF entrega a Licença B para seis clubes

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em um movimento de estimular a constante evolução dos seus clubes filiados, promoveu na tarde desta quinta-feira (03/10) a entrega de Licença de Formação de categoria B, que faz parte do Programa Futebol Catarinense do Futuro, para seis clubes. O evento de certificação foi realizado na sede da FCF, em Balneário Camboriú.

Receberam a certificação os seguintes clubes: Tiradentes, Santa Catarina, ProFut, NFC, Guarani, e Agrifut. Outras nove equipes também conquistaram a certificação, mas receberão posteriormente: Tubarão, Seara, Juventus, Carlos Renaux, Blumenau, Camboriú, Operário de Mafra, Irmã Carmen e Italo Brasileiro.

No evento de certificação, o presidente da FCF, Rubens Angelotti, foi representado pelo vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim. Também participaram do evento o presidente do Conselho Fiscal, Enio Gomes, o procurador jurídico, Rodrigo Capella, o presidente da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, e os membros do Departamento de Competições, Rodrigo Marambaia e José Carlos Goulart Júnior.

A iniciativa da FCF, por meio do Futebol Catarinense do Futuro, é a de auxiliar os clubes a qualificar suas respectivas estruturas, recursos humanos e tecnologia. As equipes da Licença B são aqueles que participam das séries B e C, e das Copas SC abertas de 2024 e que se enquadram nos 18 itens a serem vistoriados pela entidade. Também podem receber a licença B, os times não profissionais filiados e com licença de funcionamento do referido ano, e acesso ao sistema gestão web CBF.

Para adquirir a Licença são exigidos vários pontos de funcionamento do clube, como as obrigatoriedades de declaração médica, incluindo o cardiológico, para prática de futebol; capacitação no curso de primeiros socorros; comprovante escolar e de frequência; a disponibilização mínima de um lanche pré ou pós treino para os atletas; fornecimento de transporte gratuito próprio ou terceirizado para jogos e treinos; entrega gratuita de material de jogo e treino; e entre outros fatores.

“Para nós é muito importante essa licença. Valoriza o trabalho que a gente vem fazendo com a garotada lá na cidade. Valoriza o nome de Santa Catarina e estamos muito felizes por essa conquista”, destaca o presidente do Santa Catarina, Anilto Hegen.

“Nós, alguns anos atrás, quando estive pela primeira vez no Guarani, também na função de técnico e coordenador técnico da base, nós tínhamos uma licença de clube formador. Por alguns motivos, acabou saindo de clube formador, mas obter agora a Licença B é muito bom para nós, buscando dar uma ênfase muito grande para a de atletas. Paralelamente, uma formação de cidadão. Viemos a cumprir aquilo que a Federação tinha como exigência para a gente obter essa tão desejada Licença da Base, com todos os requisitos para o crescimento do clube, dando principalmente aos atletas acomodações para eles terem cada vez mais segurança para trabalharem com afinco diariamente e também a sociedade que nos apoia em Palhoça. Para nós é muito bom e ficamos orgulhosos por termos sido premiados com essa licença B”, aponta o coordenador técnico do Guarani, Sérgio Ramirez.

Fotos: Fernando Ribeiro/FCF