A Federação Catarinense de Futebol (FCF), por meio do programa Futebol Catarinense do Futuro, promove a primeira edição do Simpósio Internacional de Futebol de Base. Serão realizados três paineis com importantes profissionais do mercado brasileiro e também do exterior para discutir importantes temas. O evento será na sexta-feira (06/12),a partir das 13 horas, no novo CT do Barra FC, em Itajaí.
No primeiro painel será abordado a saúde nas categorias de base e contará com a mediação do médico do Palmeiras, Guilherme Dalcin Dida, e contará com a participação de quatro debatedores: Alonso Fuentes (Fisioterapeuta – Barra FC) Emerson Buck (Preparador Físico), Fulvio Ventura (Fisiologista – Barra FC) e Luís Fernando Funchal (Médico – Avaí FC).
O segundo painel contará como tema a captação de atletas nas categorias de base, que será mediada pelo diretor das categorias de base do Barra FC, André Mathias, o Dedé. Participarão do debate o agente Diogo Fernandes, o gerente de captação do Internacional, Luther Alves, o head scout first team do Flamengo, Ricardo Perlingeiro, que participará de forma on-line.
O último painel terá como tema a metodologia de treinos aplicadas nas categorias de base do futebol. O coordenador técnico geral do Vasco, Gabriel Bussinger será o mediador e terá a participação dos debatedores: Fred Falconi (Coordenador Técnico/Metodológico – Barra FC), Roberto Braga (Head de Formação – Avaí FC), Tobias Schilk (Treinador – Hoffenheim-ALE) e um membro da comissão técnica do Albion, do Uruguai.
A realização do simpósio ocorre em meio a Copa Limonta Internacional Sub-15, que reúne clubes importantes do Brasil e também do exterior.
É possível acompanhar o simpósio em formato on-line. Para isso é preciso se cadastrar pelo endereço: https://forms.gle/9KDw8qa1RoRUiK8XA.
PROGRAMA
O programa Futebol Catarinense do Futuro tem em vista qualificar os clubes catarinenses, na intenção de ajudar as equipes a obterem ganhos sociais, técnicos e financeiros. Atualmente, Santa Catarina é o quarto Estado com mais clubes formadores certificados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).