FCF promove treinamento para delegados

Buscando aperfeiçoamento de seus colaboradores para o transcorrer das competições nas categorias de base em 2019, a Federação Catarinense de Futebol promoveu na tarde desta 2ª feira(1º), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, treinamento para 42 colaboradores que atuarão na função de “Delegado”. O “Delegado” é o representante oficial do presidente da FCF nas partidas organizadas pela Entidade.

O treinamento foi executado pelos Departamentos de Competições Especiais e Principais e de Arbitragem da FCF. Os objetivos principais do treinamento são instruir, qualificar e ampliar o quadro de colaboradores das Ligas Não-Profissionais para reduzir custos com deslocamento de pessoal aos clubes nas categorias de base.   

Compuseram a mesa de abertura do trabalhos do treinamento o presidente em exercício da FCF, Laudir Zermiani, o superintendente, Lédio  D´Altoé, o diretor de competições especiais, Carlos Crispim, José Carlos Goulart Júnior, do Departamento de Ligas Não-Profissionais, e o programador do sistema Égol utilizado pela Entidade, Rafael Lanza. Também compuseram a mesa em momentos oportunos, o membro do Departamento de Arbitragem, Cantucho João Setubal e o procurador jurídico da FCF, Rodrigo Goeldner Capella.

Durante mais de três horas os integrantes dos departamentos de competições e de arbitragem apresentaram passo a passo todos os itens do Manual Operacional de Delegados para Jogos da Categorias de Base. O manual relaciona todos os aspectos inerentes à função de delegado nas partidas, desde apresentação pessoal, pontualidade, reconhecimento do estádio, segurança, infraestrutura do estádio, condições de higiene e limpeza, exposição de faixas ofensivas, até aspectos relacionados ao cumprimento do Regulamento Geral e Específico de cada competição.

Segundo o diretor do Departamento de Competições Especiais , Carlos Fernando Crispim, a expectativa da Entidade é qualificar mais colaboradores para atender a demanda de partidas e o padrão organizacional das competições. — Identificamos a necessidade de ampliar o grupo de delegados, que são os representantes da FCF nas partidas, e estamos promovendo a oportunidade de capacitação para esses indicados pelas Ligas Não-Profissionais. Estamos implantando uma nova metodologia, baseada em qualificação, para termos um padrão de execução nas ações administrativas durante todas as partidas das categorias de base.