O Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol realizou na tarde desta 6ª feira(14) a bateria de avaliações verificadoras da condição física dos árbitros e assistentes do quadro catarinense que também integram o quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. As avaliações foram no Campo dos Municípios, ao lado da sede da FCF, em Balneário Camboriú.
– VEJA MAIS FOTOS DO TREINAMENTO
Dos 30 membros do quadro nacional, 25 realizaram as avaliações verificadores e outros 7 integrantes promissores do quadro catarinense também foram convocados. Os árbitros foram submetidos aos testes “Yo-yo Dinâmico” e “3×7″. Já os assistentes realizaram os testes “Ariet” e “Coda”.
O teste “Yo-yo Dinâmico” tem como objetivo avaliar a resistência dos árbitros utilizando corrida de 40 metros para frente com alternância de direção a cada 20 metros. O teste “3×7” avalia agilidade. Na categoria dos assistentes, o teste “Ariet” trabalha a resistência, alternando seções de corrida para frente com mudança de direção, sentido e deslocamento lateral. Enquanto o teste “Coda”, avalia a resistência.
O Instrutor Físico do Departamento de Arbitragem, Jolmerson de Carvalho, falou sobre o desempenho dos árbitros(as) e assistentes nas avaliações verificadores. — Foi muito bom o desempenho, acima da média, demostrou que o grupo está preparado para a sequência da temporada. Mesmo sendo uma avaliação não reprovatória, nenhum árbitro foi desqualificado, comentou o Jolmerson.
O árbitro catarinense que integra o sexteto eleito pela CBF como o de melhor desempenho na 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Bráulio da Silva Machado, falou sobre a importância da avaliação.
— Esse treinamento é importante para arbitragem nacional tendo em vista que a preparação física deve ser constante, pois o futebol moderno está cada vez mais rápido e exigindo mais condicionamento físico dos árbitros. Esses testes verificadores permitem à CBF monitorar a capacidade física do quadro de arbitragem.
O árbitro assistente Eli Alves Sviderski, membro do quadro de árbitros da CBF, também comentou sobre a importância do teste. — Nosso treinamento é permanente, treinamos sempre com o objetivo de atingir os índices da CBF. A oportunidade de fazermos testes de simulação é importantíssima, não apenas para sabermos o estágio da nossa condição física, mas também para estímulo e autoconfiança na parte psicológica.