Feliz aniversário, Clube Náutico Marcílio Dias!

Fundado em 17 de março de 1919, o Clube Náutico Marcílio Dias completa hoje 101 anos de muita história e tradição! A Federação Catarinense de Futebol parabeniza todos os seus funcionários, dirigentes, atletas e torcedores nesta data especial.

O Marinheiro é o terceiro clube mais antigo em atividade no futebol catarinense, ficando atrás apenas do Hercílio Luz Futebol Clube, de Tubarão (1918) e do Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque (1913).

Como o nome nos lembra, o Clube Náutico Marcílio Dias iniciou suas atividades na modalidade de remo, porém logo ampliou as práticas desportivas incorporando o futebol, tênis, polo aquático, natação, atletismo, vôlei, basquete, futsal, handebol, entre outras. Seu embrião foi a ideia de três amigos, Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra de fundar um clube náutico em Itajaí, concretizada em reunião realizada na Sociedade Guarany.

O nome também é uma homenagem ao marinheiro Marcílio Dias, que sacrificou a vida em defesa da Pátria na Batalha Naval do Riachuelo, deixando um exemplo de coragem. As cores rubro-anil foram escolhidas em homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital de Santa Catarina: Riachuelo (azul) e Martinelli (vermelho).

A equipe de Itajaí conquistou o Campeonato Catarinense em 1963, a Copa Santa Catarina em 2007 e a Recopa Sul Brasileira em 2007. O Marinheiro é ainda detentor de três títulos do Campeonato Catarinense da Segunda Divisão, atual Série B (1999, 2010 e 2013).

(Arte: FCF)