Figueirense completa 100 anos de fundação

O Figueirense Futebol Clube completa neste sábado (12/06) 100 anos de fundação. O clube, criado em Florianópolis, foi uma das instituições fundadoras da Federação Catarinense de Futebol (FCF). O início da história alvinegra ocorreu no dia 12 de junho de 1921.

O clube tem uma história rica e de conquistas. O Figueirense possui 18 títulos do Campeonato Catarinense da Série A. Recentemente, em 2019, o Figueirense venceu a Recopa Catarinense.

Uma conquista internacional, importante na história do clube, foi o Torneio Mercosul, em 1995. Além disso, o clube possui dois vices da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2001 e 2010, e um vice da Copa do Brasil, em 2007.

O Figueirense, que manda os jogos no estádio Orlando Scarpelli, joga a Série A do Campeonato Catarinense e o Campeonato Brasileiro da Série C.

FUNDAÇÃO
Durante reunião entre um grupo de jovens, encabeçado por Jorge Albino Ramos, e que contava com Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis, surgiu a ideia de fundar um clube de futebol. Foram vários encontros até a definição do nome da nova agremiação. João Savas Siridakis, o Janga, sugeriu Figueirense, uma vez que muitas das reuniões foram feitas na localidade de Figueira. Dos encontros, a fundação do clube ocorreu no dia 12 de junho de 1921. O primeiro presidente foi João dos Passos Xavier.

ESTÁDIO
O estádio Orlando Scarpelli é uma homenagem ao ex-presidente do clube, que conduziu o clube nos anos de 1944 e 1945. Durante o mandato, ele fez a doação do terreno para a construção do estádio. A inauguração parcial do estádio foi feita no dia 12 de junho de 1960, no aniversário de 30 anos do clube, com o jogo amistoso contra o Clube Atlético Catarinense.