O Figueirense comemora nesta quarta-feira mais um aniversário em sua história centenária. São 103 anos sendo um dos maiores clubes de Santa Catarina. O clube foi criado no dia 12 de junho de 1921, em Florianópolis. A equipe é um dos clubes fundadores da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
O Figueirense manda as suas partidas no estádio Orlando Scarpelli, que é uma homenagem ao ex-presidente do clube. O Figueirense atualmente está na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro e luta pelo acesso. No Catarinense Fort Atacadista deste ano, a equipe chegou até as quartas de final, ficando na sexta colocação.
Em sua história do Figueirense possui um título internacional, quando em 1995 foi campeão do Torneio Mercosul. Em Santa Catarina, o clube foi campeão 18 vezes da Série A do Estadual, sendo um dos maiores campeões catarinense. A última conquista veio na edição de 2019. O clube também conquistou a Copa Santa Catarina em três oportunidades e a Recopa Catarinense duas vezes.
A equipe de Florianópolis também coleciona participações de destaque no cenário nacional. O clube de Florianópolis foi duas vezes vice da Série B do Brasileiro, Já em 2007 foi finalista da Copa do Brasil ficando com o segundo lugar. Na Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe esteve presente em 18 temporadas, sendo o sétimo lugar a melhor colocação em duas temporadas.
O atual presidente do conselho administrativo do clube associativo é José Tadeu da Cruz. Já o diretor executivo da SAF é Enrico Ambrogini.
A Federação Catarinense de Futebol, em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza o Figueirense Futebol Clube pelo aniversário e deseja sucesso.