A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2013 foi especial para o futebol catarinense, já que marcou mais uma edição do maior clássico do futebol barriga-verde, Avaí e Figueirense.
A partida teve todos os ingredientes do grande clássico e resultado atípico para um jogo que costuma ter placar apertado e muita rivalidade. Mesmo jogando na casa do rival, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, o Figueirense goleou o Avaí por 4 a 0, com quatro gols marcados no 1º tempo.
O Figueirense começou a construir a vitória aos 15 minutos de jogo, depois do escanteio da direita, Thiego abriu o placar de cabeça, 1 a 0. O Figueirense estava com tudo e ampliou aos 21 minutos com Rafael Costa, que fez boa jogada na entrada da área e chutou rasteiro para ampliar, 2 a 0.
Aos 31 minutos, Maylson fez jogada individual e tocou na saída do goleiro Diego, 3 a 0. Quando o resultado já era elástico para um clássico e no 1º tempo, Maylson ainda marcou o quarto gol Alvinegro antes do intervalo, aos 46 minutos, de cabeça, 4 a 0.
No 2º tempo, com a expulsão do zagueiro Alex, o Avaí ainda desperdiçou um pênalti com Cleber Santana, defendido pelo goleiro Tiago Volpi.
Com a derrota, o Avaí sai do G-4, segue com 53 pontos, agora na 5ª colocação. Já o Figueirense chega aos 49 pontos, segue na 10ª colocação e ainda almeja o acesso à Série A em 2014.