O Fluminense conquistou o título da Copa Santa Catarina Sub-17 Feminina nesta quinta-feira (07/09). Com a vitória diante do Criciúma por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada da competição, a equipe de Joinville chegou ao título invicto do estadual. O Criciúma foi o vice-campeão. O gol do título foi marcado por Kalliny da Silva.
A tarde do feriado da Independência ainda teve a vitória do AJAP contra o Jaraguaense por 1 a 0. O gol foi marcado por Danieli Rotava. Com o resultado o AJAP garantiu o terceiro lugar da competição e o Jaraguense encerrou em quarto.
Todos os jogos da Copa Santa Catarina Sub-17 Feminina foram disputados no CT Antenor Angeloni, em Criciúma. Além da vitória contra o Criciúma, o Fluminense também venceu o Jaraguaense, por 5 a 0, e empatou com o AJAP, em 1 a 1, para ficar com a taça.
Cinco dos seis jogos do estadual foram transmitidos pelo Youtube da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Segundo o vice-presidente da FCF e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, essa é a segunda vez que o torneio é realizado neste formato. “É um torneio rápido de três dias, dentro do projeto da Federação e do presidente Rubens Angelotti de fomentar o futebol feminino. A competição do Sub-17 tem o intuito de alavancar o futebol feminino aqui em Santa Catarina. É uma alegria estar encerrando mais uma vez a Copa Santa Catarina com chave de ouro”, ressalta.
Durante a Copa Santa Catarina Sub-17 Feminina, a FCF em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e Futsal da UFSC (NUPEDEFF), promoveu ações do Projeto Futebol & Academia. Dentre as atividades, as comissões técnicas e atletas participaram de palestras com a treinadora Camilla Orlando e a psicóloga do Criciúma Esporte Clube, Francinéli Becker. As meninas também puderam confraternizar em um festival com a entrega de camisas e medalhas. Nos jogos foi feito o monitoramento com GPS das jogadoras para a análise de desempenho dos clubes.
O professor do Departamento de Educação Física da UFSC, Juliano Fernando da Silva, que acompanhou o desenvolvimento das ações, definiu que elas tiveram o objetivo de fomentar o futebol feminino. “Queremos melhorar a qualidade dos treinamentos, do suporte aos treinadores, assim como para as crianças que tiveram o festival hoje, saber que elas podem continuar praticando futebol feminino, que é o direito delas”, conclui.
O técnico do Fluminense, Ivens Fernando de Almeida, classifica que a competição auxilia na revelação de atletas e na manutenção das categorias de base. “A iniciativa da Federação é muito importante para fomentar o futebol feminino. Nós agradecemos a oportunidade e acreditamos que o futebol feminino catarinense está ganhando um fomento ainda maior e isso é muito importante para nós revelarmos novas atletas no estado”.
A treinadora do Criciúma, Bina Cassol, cita que a Copa Santa Catarina foi um torneio que reuniu equipes de alto nível. “É muito importante para as meninas terem a oportunidade de estar jogando mais. Ficamos bastante felizes com a competição. Esperamos que mais times participem no próximo ano para fazer o futebol feminino crescer no nosso estado”.
Já o membro da comissão técnica do AJAP, Odenilson Pereira, ressalta que a Copa Santa Catarina é muito importante para as atletas ganharem experiência em campo. “Hoje as mulheres estão ganhando um espaço muito grande no futebol. Na minha opinião, esse é o caminho para termos um futebol feminino ainda mais qualificado. O futuro é investir na base”.
O treinador do Jaraguaense, Eduardo de Sousa Rodrigues, elencou a evolução das atletas como o destaque de sua equipe no estadual. “Jogamos aqui contra as três melhores equipes de Santa Catarina. Metade do nosso elenco ainda é sub-14, jogando uma competição sub-17, então para o desenvolvimento das atletas isso é fundamental, principalmente para esse processo de aprendizado que elas estão”.
Copa Santa Catarina Sub-17 Feminino – 2023
1ª Rodada
05/09
Criciúma 3 x 0 Jaraguaense
Fluminense 1 x 1 AJAP
2ª Rodada
06/09
Jaraguaense 0 x 5 Fluminense
AJAP 0 x 1 Criciúma
3ª Rodada
07/09
AJAP 1 x 0 Jaraguaense
Criciúma 0 x 1 Fluminense
Fotos: Cleiton Ramos