Grandes palestras na abertura do 22º Seminário da Arbitragem Catarinense

A 22ª edição do Seminário da Arbitragem Catarinense foi iniciada nesta sexta-feira (15/09) com uma série de palestras do mais alto nível. Grandes nomes da arbitragem brasileira e também de fora do país estiveram no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú, no evento. Entre os destaques, participaram os ex-árbitros Arnaldo Cezar Coelho, Jorge Larrionda e Ana Paula de Oliveira.

A realização do Seminário da Arbitragem Catarinense tem o apoio da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc), SC Clubes, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fort Atacadista, Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, Cibea, Marambaia Seguros e Opcional Representações Comerciais.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sinafesc, Johnny Barros, e pelo membro do Departamento de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setubal.

A presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Ana Paula Oliveira, abriu a série de palestras e falou sobre o Desenvolvimento da Arbitragem Feminina e sobre o VAR. “A importância é extraordinária e, inclusive, quero parabenizar a Federação Catarinense. É o terceiro ano que eu participo desse seminário e agora com um grande diferencial, que é a participação de um profissional internacional, que é o Jorge Larrionda, que é o instrutor FIFA. E essa troca de ideias, igual no meu caso, trazer um pouquinho o que a gente está fazendo em São Paulo, compartilhar com Santa Catarina, ver o que Santa Catarina está fazendo, o que a gente pode levar de conhecimento, ouvir o que a FIFA está promovendo, ouvir Arnaldo César Coelho, eu acho que ver também o que o Emerson vai trazer da CBF é uma grande troca de experiência e o árbitro, se souber aproveitar esses dois dias, será de grande valia, sem dúvida, na trajetória dele. Eu acho que ano a ano a gente vai evoluindo um ponto e eu quero parabenizar não só o Rubinho, mas também o Marquinhos por essa belíssima iniciativa de tirar o cenário do cenário nacional. Eu acho que hoje é o cenário mais importante do Brasil quando se fala de arbitragem. Não só do Brasil, mas agora, com a vida do Larionda, se tornando um seminário internacional” aponta Ana Paula de Oliveira.

O uruguaio Jorge Larrionda, que é instrutor FIFA, realizou a palestra sobre “O árbitro Moderno”. Ele interagiu com os árbitros e contou suas experiências. “Para mim é uma grande honra estar aqui convidado pela Federação de Santa Catarina. Os árbitros, desde há muito tempo, compreende e sabe profundamente que o segredo dessa profissão está no trabalho constante. Trabalho constante e preparação constante. Então, uma parte importante da filosofia da FIFA é tratar de apoiar o desenvolvimento de todas as federações e encontrar países como o Brasil, uma Federação como a de Santa Catarina, interessada no desenvolvimento, na preparação, na capacitação, desde a base, a formação desde a base dos árbitros, que irão potencializar, sem dúvida, o arbitragem no futuro”, destaca Jorge Larrionda. “Todos esses projetos que hoje estão na base, amanhã alguns deles vão ser projetos futuros tanto para a CBF como para a própria FIFA. Então temos uma visão muito global da arbitragem e entendemos que cada trabalho, cada mínimo esforço que se pode fazer por informação, é um grande apoio que eles podem potenciar para chegar ao futuro e o ver como um sonho”, complementa.

Para fechar o ciclo de palestras da sexta-feira, Arnaldo Cezar Coelho subiu ao palco e contou suas experiências profissionais: “A regra é clara – Aproveite as oportunidades, leitura de jogo e postura do árbitro”.

O primeiro dia ainda contou com a abertura oficial e teve a participação do presidente da FCF, Rubens Angelotti, o presidente do Sinafesc, Johnny Barros, o secretário geral da FCF, Cláudio Gomes, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, Osmar Miranda, e o vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Emerson Carvalho. O fechamento do dia contou com a formatura da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas (ECAGN).

SEGUNDO DIA
O 22º Seminário da Arbitragem Catarinense terá sequência com novas palestras de alto nível na manhã deste sábado (16/09). Dr. Áureo dos Santos conversou com os árbitros sobre “Liderança – Pensando Neurosocioalmente para o máximo impacto”. O ex-árbitro Jorge Larrionda apresentará a sua segunda palestra, dessa vez sobre “Posicionamento e Leitura de Jogo”. O procurador geral do Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD), Dr. Ronaldo Botelho Piacente, conversa com os profissionais de arbitragem presentes.

A finalização do Seminário ocorrerá no período da tarde com a palestra de Juliano Fernandes da Silva, que falará sobre “Deslocamento Tático”, e Jorge Larrioda irá encerrar a série de palestras falando sobre “Área Penal e Mãos”.

Ao final das palestras ocorrerá uma Assembleia Geral, às 17 horas, e ao final, o evento será encerrado.

Fotos: Fernando Ribeiro/FCF