O Guarani de Palhoça Futebol Ltda comemora mais um ano de história neste sábado. O clube celebra 97 anos de fundação, sendo criado no dia 15 de fevereiro de 1928. Com muita tradição, o clube atuou durante a maior parte de sua história em competições amadoras. A equipe azul e branca de Palhoça se profissionalizou no ano de 2000.
O nome do clube é uma homenagem aos indígenas que habitavam a região. Fundaram o clube: Augusto Haeming, Ivo Zacchi, João Otávio Pamplona, Jacob Santana Silveira, José Knabben, Nilo Dias e Silvio Zacchi. O atual presidente da equipe é Mauro Fantin.
Apesar de ter pouco tempo no futebol profissional, o Guarani de Palhoça, já venceu a Série B do Campeonato Catarinense nos anos de 2003 e 2012. Além dos títulos, o clube esteve em várias temporadas na elite do futebol catarinense e já disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2024, o clube entrou em campo mais uma vez na divisão de acesso à elite do futebol de Santa Catarina. O Guarani fez sete pontos na primeira fase do Catarinense Sicoob Série B, deixando a equipe na nona colocação. Para 2025, o clube terá a disputa da Série C do Campeonato Catarinense no calendário.
O diretor do Guarani, Amaro Júnior, ressaltou a grandeza da história do clube. “O Guarani é mais um vovô do futebol catarinense. Estamos muito próximos do seu centenário. Hoje, o Guarani está na terceira divisão, mas vai ser um ano de muito trabalho para que a gente volte a ter conquistas esportivas. Já estamos projetando o 2028, o ano do centenário, para estarmos na elite do futebol catarinense novamente. Esse é o sonho dos diretores e torcedores do clube”.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza o Guarani de Palhoça por mais um aniversário do clube.