A Liga Atlética da Região Mineira (Larm), uma das mais antigas ligas esportivas de Santa Catarina, completa aniversário nesta quinta-feira. A entidade, fundada no dia 5 de maio de 1948, completa 74 anos de fundação. Com presença marcante no Sul do Estado, a Larm conta com clubes nas regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e também da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
A Larm encontra-se em um momento especial com dois de seus representantes na decisão da 21ª Copa Sul dos Campeões “Taça Uninter”, com Metropolitano e Turvo. “Dos 16 clubes da competição, tínhamos quatro representantes. Dois deles estão na final. Isso mostra a força da Larm e que tem crescido nos últimos anos”, aponta o presidente da Larm, Guilherme Gomes.
Uma grande novidade que teve início na atual temporada foi que a Larm organizou pela primeira vez o Campeonato Regional de Futebol de Areia “Praião 2022”, tradicional competição que reúne os principais times da região. O Brasil Pedreiras, de Balneário Rincão, ficou com o título ao vencer na final a Construtora Massiroli, de Treviso.
Um ponto relevante da Larm é quanto ao trabalho desenvolvido para fomentar a arbitragem. Entre vários destaques, a entidade conta em seu quadro Ramon Abatti Abel, Luiz Augusto Silveira Tisne e Jaqueline Blasius. O trio também pertence ao quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O presidente Guilherme Gomes está à frente da entidade desde março de 2019 e o seu mandato vai até março de 2023. “Estamos em um momento de retomada, pois nos últimos dois anos tivemos dificuldades por conta da pandemia de Covid-19. O momento é de retomada do nosso futebol”, destaca o presidente da Larm. “Nessa história da entidade é importante valorizar também os trabalhos das antigas gestões e a todos os dirigentes”, complementa o presidente Guilherme Gomes.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabenizam a Larm pelo aniversário e por ajudar a fomentar o futebol no Sul de Santa Catarina.