LDC comemora 73 anos de história

A Liga Desportiva Concordiense (LDC) completa mais um ano de fundação nesta terça-feira. A entidade, criada no dia 15 de julho de 1952, completa 73 anos de história. A atuação da Liga é voltada ao seu município sede, Concórdia, porém a LDC estabelece parcerias e promove eventos que alcançam toda a região do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), ampliando seu impacto social e esportivo.

O ano de 2025 já pode ser considerado marcante para a Liga Desportiva Concordiense, com a filiação da entidade junto a Federação Catarinense de Futebol (FCF). O ato representa um avanço no processo de profissionalização e integração da entidade ao cenário esportivo de Santa Catarina.

A entidade tem como principal competição de seu calendário o Campeonato Regional – Taça Sicoob Crediauc, que já está em andamento. Para a atual temporada, a LDC pretende fortalecer as competições de base, ampliando os campeonatos Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, por meio do Campeonato Regional de Base. Um foco da Liga também é valorizar a categoria feminina, por meio da Taça LDC de Futebol Feminino e parcerias estratégicas com clubes e entidades.

Em paralelo a competições, a LDC tem apostado em inovações e atividades fora de campo, buscando evoluir ainda mais os serviços prestados pela entidade. Dentre os marcos, podem ser citadas a modernização da comunicação digital, com a reformulação do portal da Liga e disponibilização de resultados em tempo real; promoção da inclusão social, através de projetos esportivos voltados às escolas e comunidades; e a capacitação de profissionais, com a realização de cursos para árbitros e técnicos em parceria com a Federação.

Atualmente, a lLga é presidida por Aline Risso. A mandatária ressalta que a LDC tem desempenhado um papel fundamental no fomento à prática esportiva, incentivando a participação cidadã, fortalecendo os clubes locais e promovendo o desenvolvimento físico, social e cultural da região.

“Mais do que uma simples organizadora de competições, a Liga representa união, compromisso e valorização do talento regional. Sua trajetória tem sido marcada por ações que abrem portas para atletas, técnicos e dirigentes, consolidando-se como uma referência no incentivo ao esporte e no fortalecimento do sentimento de comunidade por meio da competição saudável”, complementa a presidente, que também é árbitra assistente dos quadros da FCF e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti, parabeniza a Liga Desportiva Concordiense pela data e deseja sucesso.