A Liga Tubaronense de Futebol (LTF) completa mais um ano de história nesta segunda-feira. A entidade celebra 86 anos de fundação, sendo criada oficialmente no dia 31 de março de 1939. A Liga abrange, além de Tubarão, seu município sede, as cidades de Jaguaruna, Treze de Maio, Armazém, Gravatal, Pescaria Brava, Laguna e Capivari de Baixo.
Em 2025, a Liga Tubaronense terá um calendário composto por competições de alto nível. A temporada será aberta com o Campeonato Municipal de Tubarão, que marcará a disputa da 1ª Taça Grupo Aliança. A competição é disputada nas categorias Principal e Júnior, onde os jogos de base são preliminares ao adulto. A partida de abertura do Municipal será entre Santos BR3 e Migsul, que se enfrentarão no dia 02 de maio no estádio Nereu dos Santos. O complemento da rodada ocorrerá no dia 04 de maio.
Em seguida, a entidade promoverá um campeonato que já é tradicional na região: a Copa Master, que entrará em sua décima edição. O campeonato envolve atletas na categoria 40 anos e colocará em disputa a 3ª Taça Migsul. Para 2025, a LTF preparou uma novidade. Em comemoração aos 10 anos do quarentão, a entidade iniciará a Copa Sênior. O campeonato é voltado para atletas na categoria de 50 anos e terá sua primeira edição neste ano. Para fechar o calendário da temporada, a Liga Tubaronense promoverá o seu Regional Federado a partir do mês de setembro.
O presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro, ressalta que a entidade tem buscado inovações e se mantém atualizada para melhorar suas competições. A Liga se espelha nos processos implementados a nível estadual e nacional para evoluir o futebol amador da região. Um exemplo disso, é a adoção do Sistema ÉGol, onde os clubes têm acesso a uma plataforma de gestão esportiva, trazendo diversas ferramentas aos times durante a competição. Além disso, a entidade tem buscado qualificar o seu quadro profissional, contando atualmente com assessor de imprensa, website próprio, web designer, comissão de arbitragem e uma junta disciplinar interna.
O presidente da entidade frisa a sua alegria de ocupar o cargo central na gestão da LTF e também comenta sobre a importância da entidade. “É uma honra estar à frente dessa entidade, onde já passaram vários presidentes e a gente deve muito a eles. Se não fossem eles, a Liga não teria essa linda história de 86 anos. Tenho um grande sentimento de agradecimento para todos que ocuparam esse cargo antes de mim. Agradeço também aos nossos árbitros (ativos e inativos); a nossa diretoria, que é bem ativa e nos ajuda bastante; e também meu vice-presidente. Agradeço também o apoio que a Prefeitura nos dá, por meio de um convênio, que está nos ajudando muito a melhorar o esporte. Além disso, temos uma parceria com uma TV digital, a UNITV, que faz a cobertura de todas as nossas competições. Eles são uma vitrine muito importante para os atletas e equipes”.
A FCF, em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Liga Tubaronense de Futebol pelo trabalho e por fomentar o futebol da região.