A Liga Verde Vale de Futebol (LAVVF) comemora 27 anos de fundação neste domingo. A entidade surgiu no dia 12 de fevereiro de 1996 em São Ludgero. A LAVVF, além de São Ludgero, também abrange os municípios de Braço do Norte, Lauro Müller, Orleans, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Gravatal, Armazém e São Martinho.
Através de Ademar Brighenti e Amilton Becker, os primeiros passos para a fundação da nova liga iniciaram em 1994. No ano seguinte ocorreram importantes avanços. Nesse período foram criadas as cores da liga, que é verde, por conta da região de muitas matas, o azul dos rios de águas puras e o branco que simboliza a paz. A fundação foi feita na Câmara de Vereadores de São Ludgero e o primeiro presidente foi Ademir Brighenti.
“Nesses 27 anos teve grande respaldo da região na organização de campeonatos dos municípios que abrangem a entidade. Vamos organizar a Copa Sul dos Campeões 2023, que neste ano terá 18 equipes, pegando de Garopaba até Passo de Torres, compreendendo toda as as seis ligas da região sul”, aponta o presidente da LAVVF, Anoir Boeger.
Também haverá em 2023 as competições das categorias de base: Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. No segundo semestre será realizado o Campeonato Regional Adulto, tradicional competição promovida pela entidade.
Nas férias de julho será promovida a Copa São Ludgero nas categorias Sub-11 e Sub-13, que recebe 24 clubes, sendo os maiores de Santa Catarina e grandes clubes do país. Neste ano há a possibilidade de vir uma equipe do exterior.
O dia de lançamento foi no dia 12 de fevereiro de 1996, na sede da Câmara de Vereadores de São Ludgero. Por unanimidade, Ademir Brighenti foi eleito o primeiro presidente da instituição. Esses foram os clubes formadores: SERSL, SER Municipal, SER União, AER América, E.C. Santa Rosa, A.A. Grão Pará e Madureira E.C.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Liga Verde Vale de Futebol por mais um aniversário.