Prosseguindo com o ciclo de treinamentos sobre a utilização do Sistema de Gestão Web da Confederação Brasileira de Futebol, a Federação Catarinense de Futebol promoveu na noite desta 2ª feira (26), em Joinville, no Norte do Estado, na sede da Faculdade de Tecnologia Assessoritec, aula prática e treinamento direcionado às Ligas Não Profissionais da Região Norte. A iniciativa da Entidade, através da administração Rubens Renato Angelotti, visa melhorar o funcionamento das Ligas filiadas e dos clubes não profissionais filiados às Ligas.
A partir de 2017 todas as ações de registro e transferências de atletas das competições promovidas pelas Ligas Não Profissionais devem ser realizadas pelo Sistema de Gestão Web da CBF. Para serem consideradas ativas e aptas para a disputa das Etapas regionais e Estadual do Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto 2017, as Ligas Não Profissionais devem realizar competições federadas, devidamente registradas no Sistema de Gestão Web da CBF.
O assessor do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior, abriu o encontro agradecendo a presença de todos em nome do Presidente Rubens Renato Angelotti e ao Presidente do Fluminense FC, Anelisio Machado, pela cordialidade da cessão do espaço da Assessoritec . “A FCF está fazendo um trabalho de aproximação das Ligas, do dia a dia das Ligas e também quer estar presente nas competições das filiadas. Essa iniciativa visa prover suporte no aspecto do registro de atletas, que é um segmento fundamental para o funcionamento das Ligas. A Federação agradece o Presidente Anelisio por ceder a estrutura da Assessoritec para realizarmos esse importante evento”, destacou Goulart.
Além da Liga Joinvilense de Futebol, compareceram presidentes e representantes de outras três Ligas Não Profissionais da Região Norte: Liga Jaraguaense de Futebol, Liga Mafrense de Desportos e Liga Desportiva Francisquense. Apenas a Liga Itapoaense de Futebol não compareceu.
O Diretor Presidente da Assessoritec e Presidente do Fluminense, Anelisio Machado foi convidado a fazer uso da palavra e falou rapidamente sobre uma experiência no futebol. “A cada ano fica mais complicado investir em futebol, eu sou um incentivador do esporte, um entusiasta, contribuo com mais de dez clubes aqui da Liga de Joinville e também invisto em futebol profissional com o Fluminense. O sentimento é que sempre precisamos ser mais organizados, mais profissionais. Já estive na Federação em cinco oportunidades esse ano, sempre fui muito bem recebido pelo Presidente Delfim, mas agora sentimos uma energia mais forte ainda quando chegamos à Federação, pelo trabalho do Presidente Rubens e do Superintendente Lédio. Agradeço a presença de todos e desejo uma noite proveitosa de trabalho, a casa é de vocês”, falou Anelisio.
O assessor do Departamento de Registro e Transferências da FCF, Sálvio Ditzel Júnior, iniciou as atividades do treinamento falando sobre as definições do Sistema Web da CBF e distribuindo o manual formulado pelo Depto de Registro para facilitar passo a passo a utilização do sistema.
Em seguida executou a simulação de todos os procedimentos de registro, desde o cadastro de pessoas: médico, atletas, treinador, passando pela geração de vínculo de atleta não profissional, pela inserção e digitalização de documentos, até a execução das ações de transferências estaduais, interestaduais, registro e aditivos de vínculos, reversão de categoria e pagamento de boletos. “É muito importante executarmos os procedimentos passo a passo, pois é aí que surgem as dúvidas e sanando as dúvidas consequentemente vem o aprendizado na operação do sistema”, comentou Ditzel.
O Vice-Presidente da FCF e Presidente da Liga Joinvilense de Futebol, Laudir Zermiani, anfitrião do evento, também foi convidado a fazer uso da palavra. “Agrademos a Federação que pela primeira vez está disponibilizando sua equipe para nos auxiliar no registro de atletas, temos muita dificuldade, aqui na Liga em Joinville temos dois funcionários, mas são vinte clubes e temos muito trabalho, é muito salutar essa iniciativa realizada pela FCF”, destacou o vice-presidente da FCF.
Região Sul completará o ciclo
Com o treinamento para as Ligas Não Profissionais da Região Norte resta apenas a realização para as Ligas Não Profissionais da Região Sul, que deverá acontecer na primeira semana do mês de julho. O evento já foi realizado nas regiões Oeste, Vale e Alto Valo do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte.
Arbitragem
Aproveitando a oportunidade e a presença dos Presidentes de Ligas da Região Norte, o Diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, Marco Antônio Martins, apresentou o organograma da arbitragem catarinense e fez uma explanação sobre a nova estrutura. Uma das ferramentas criadas foi a Ouvidoria da Arbitragem, o ouvidor Cantucho João Setubal também esteve presente à palestra.
Martins explicou como funcionará o procedimento de avaliação dos árbitros e a importância da participação dos presidentes das Ligas Não Profissionais na indicação e revelação de novos árbitros e assistentes. “Estamos recuperando a importância das Ligas no contexto da formação e indicação de árbitros, que de cinco anos para cá havia terminado. Estamos implantando também uma política impessoal na formação de novos árbitros, que irá privilegiar os árbitros e assistentes pelo seu desempenho e não por fatores alheios ao meio da arbitragem”.
O Ouvidor de Arbitragem da FCF também fez uso da palavra. “A ouvidoria não vai corrigir o erro do árbitro, mas vai ajudar a identificá-lo para uma futura correção, ou ainda para explicar ao clube que o árbitro tinha razão em sua marcação. A ouvidoria será uma ferramenta de aproximação entre o clube e a arbitragem”, declarou Setubal.