Nos pênaltis, Avaí derrota o Grêmio e conquista a Copa Sul 2019!

O Avaí Futebol Clube é campeão da Copa Sul Sub-19! A conquista foi na tarde desta 5ª feira (28), no Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. O Leão da Ilha venceu o Grêmio por 2 a 1 no tempo regulamentar e fez 7 a 6 nas penalidades garantindo a taça!

Avaí FC campeão da Copa Sul 2019.
Foto: Divulgação Avaí FC.

Realizada desde 2018 com a participação de clubes dos três Estados da Região Sul, o Avaí tornar-se o segundo clube catarinense a conquistar o título, a primeira edição teve o Criciúma EC como campeão.

Após a derrota por 1 a 0 na partida de ida realizada em Florianópolis, o Avaí precisava vencer por dois gols de vantagem sem as cobranças de pênaltis e foi para cima do Grêmio. Logo aos 5 minutos de jogo o goleiro gremista foi expulso por tocar a mão na bola fora da área. Em seguida o Avaí abriu o placar com Coutinho, 0 a 1.

A vitória catarinense por gol de vantagem levava a decisão para os pênaltis, mas o Grêmio chegou ao gol de empate ainda no 1º tempo, aos 21 minutos, numa bela cobrança de falta do zagueiro Léo Oliveira, 1 a 1. Com a igualdade no placar o Avaí foi novamente em busca do gol da vitória e conseguiu. Aos 17 minutos, após o cruzamento da esquerda, a bola sobrou para Coutinho chutar sem chance para o goleiro Vinícius, 1 a 2.

Com a vitória do  Avaí no tempo regulamentar, a decisão da segunda edição da Copa Sul Sub-19 foi para as penalidades. Os dois clubes acertaram as seis primeiras cobranças cada, até que Tales do Grêmio acertou o travessão na sétima cobrança. O Avaí precisa converter para ser campeão o atleta Vitor Hugo não desperdiçou a oportunidade cobrando com imensa categoria e deslocando o goleiro gremista no pênalti que valeu o título, 6 a 7, Avaí campeão!

O 1º vice-presidente e presidente eleito da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, entregou a taça de campeão ao capitão Douglas do Avaí.

A Federação Catarinense de Futebol parabeniza os dez clubes pela participação na competição em especial ao filiado Avaí Futebol Clube pela conquista do título.

A Copa Sul Sub-19 é uma competição regional, organizada pela Federação Catarinense de Futebol em parceria com as federações coirmãs envolvidas, Gaúcha e Paranaense, e tem a chancela da Confederação Brasileira de Futebol.
– VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES DA COPA SUL 2019