Uma nova geração de árbitros de futebol começou a ser formada com a abertura do curso promovido pela Escola Catarinense de Arbitragem, Federação Catarinense de Futebol (FCF) e Sindicato de Árbitros. A nova turma iniciou o período de preparação que vai até a metade do ano, quando a expectativa é formar 63 novos profissionais do apito, sendo 16 mulheres.
Realizado com 70% das aulas on-line e o restante em três encontros presenciais, o curso conta com aprofundamento das 17 regras do futebol, pilares da arbitragem e o compartilhamento da experiência de árbitros e ex-árbitros.
O curso foi aberto na noite de segunda-feira pelo presidente da Escola Catarinense de Arbitragem, Marco Antônio Martins, que ressaltou o apoio do presidente da FCF, Rubens Angelotti, e parceiros como o Sinafesc e Fepese.
O presidente da FCF, Rubens Angeloti, transmitiu a mensagem de boa vindas, ressaltando a confiança no trabalho da arbitragem catarinense. “A federação trabalha cada vez mais para qualificar o quadro e formar novos arbitros”, destacou o presidente da FCF.
Mesmo em deslocamento para o Chile, onde apita confronto Internacional, o árbitro Bráulio da Silva Machado, que formou-se na Escola de Arbitragem catarinense, deixou uma mensagem de incentivo aos futuros árbitros. Professores do curso, como Cantucho João Setubal, Cleidy Ribeiro, Mário Bertoncini, Claudemir Mafessoni, Alex Santos, Héctor Jacques, Fabiano Coelho, Jaison Cardoso e Jaison Cardoso da Silva também falaram na abertura oficial.
O presidente do Sinafesc, Johny Barros, agradeceu a FCF pelo apoio e reafirmou o compromisso da entidade com a qualidade de mais um curso.
O curso têm como objetivos formar árbitros de futebol qualificados nos pilares técnico, físico e mental para o quadro da Federação Catarinense de Futebol, Ligas afiliadas e outras Federações. Também visa formar cidadãos, enfatizando os valores éticos e morais, para o exercício da profissão e para o convívio social.