O primeiro dos seis clássicos catarinenses na Série A

O futebol catarinense é um dos principais protagonistas do Campeonato Brasileiro da Série A 2014 com três equipes na disputa: Criciúma, Chapecoense e Figueirense. Serão seis clássicos envolvendo clubes catarinenses na competição.

O primeiro acontece já neste domingo (04), pela 3ª rodada, quando o Criciúma receberá o Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O clássico do returno será na 22ª rodada, no dia 17 de setembro, em Florianópolis, no Estádio Orlando Scarpelli.

O confronto reedita os clássicos catarinenses na Série A do início da “Era dos Pontos Corridos” nos anos de 2003 e 2004. Os números demonstram a importância do fator local nos embates entre os coirmãos no certame nacional, todas as vitórias foram dos mandantes.

cricixfigueira2004

Em 2004, Criciúma bateu o Figueirense por 2 a 1 no returno do Brasileirão. Foto: www.figueirense.com.br

Em 2003 o Criciúma venceu o Figueirense no turno por 1 a 0, em Criciúma e perdeu em Florianópolis por 4 a 2 no returno. Já em 2004 o Figueirense venceu no turno por 2 a 0 no Orlando Scarpelli e o Tigre fez 2 a 1 no returno em Criciúma.
O momento
Os dois clubes passam por momentos idênticos, de transição, já ambos trocaram o comando técnico. No Criciúma, Caio Junior deu lugar a Wagner Lopes, já no Figueirense Guto Ferreira assumiu o posto de Vinícius Eutrópio.

A situação na classificação também é idêntica e complicada, a dupla ainda não somou pontos nas duas primeiras partidas, o Criciúma é o 19º e o Figueirense é o 20º colocado.