A Pré-temporada da Arbitragem catarinense para 2020 chegou ao fim neste sábado (18). Foi o terceiro e último dia de preparação para 71 árbitros e assistentes que se reuniram em busca de qualificação.
O Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, recebeu profissionais de todo o Estado para um período de aprendizado que já é marca registrada da Federação Catarinense de Futebol, sendo esse o nono ano consecutivo de realização da Pré-temporada. O dia teve algumas atividades de campo e, como destaque, a palestra com Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.
O ex-árbitro falou sobre a “Filosofia da Arbitragem Brasileira” e passou para os 29 árbitros e 42 assistentes o conhecimento que adquiriu em sua prestigiosa carreira. “Traçar metas e objetivos é fundamental para alcançar sucesso na profissão de árbitro de futebol. Os objetivos são ambições maiores, como por exemplo chegar a FIFA ou apitar uma grande final. Para atingir tais objetivos, o árbitro precisa traçar metas e se dedicar muito”, disse.
O SINAFESC e o Departamento de Arbitragem homenagearam os dois integrantes do quadro catarinense que chegaram a FIFA. Charly Deretti e Rafael Traci receberam placas especiais pela conquista. Também foi celebrado o árbitro Leandro Messina Peroni, que encerrou a carreira e passou a atuar já na Pré-temporada instruindo árbitros e assistentes.
Marco Antônio Martins, Diretor do Departamento de Arbitragem, agradeceu ao presidente da FCF, Rubens Angelotti, pelo apoio a arbitragem catarinense e a CBF por colaborar com a presença de seus instrutores e todo o suporte a realização de mais uma Pré-temporada.