O Futebol Clube do Porto comemora neste domingo mais um ano de fundação. A entidade surgiu no dia 9 de junho de 1999 na cidade de Porto União. Neste ano, o clube chega ao seu 25° aniversário. A equipe manda seus jogos no estádio municipal Armando Sartti.
Com o foco nas categorias de base, o clube busca dar oportunidade aos jovens jogadores. Neste ano a equipe disputará o Campeonato Catarinense da Série C e o Catarinense Sub-21 C. A maior conquista do Porto foi o título da Divisão de Acesso em 2008, que correspondia justamente ao terceiro nível do futebol de Santa Catarina.
O principal nome revelado pelo clube em suas categorias de base foi o lateral-direito Rodinei, que teve passagens destacadas por diversos clubes do Brasil, sendo campeão da Conmebol Libertadores. Atualmente o atleta joga no Olympiacos, da Grécia, onde foi campeão da Conference League neste ano.
Em 2023, o Porto jogou a Série C do Campeonato Catarinense, chegando até as semifinais, quando foi eliminado para o Tubarão. O resultado rendeu ao clube a quarta colocação geral da competição.
A equipe tem Israel Trancoso, mais conhecido como Alemão do Porto, como presidente desde 2008. “É uma grande alegria celebrar mais o 25º aniversário do Futebol Clube do Porto. Apesar de sermos um time de uma pequena cidade, temos inúmeras conquistas ao longo desses anos de jornada. Destaco com orgulho o campeonato da terceira divisão de 2008, quando fomos invictos. Essa vitória representa não apenas um título, mas a materialização de nosso trabalho árduo, garra e determinação. Nossa história é marcada por momentos desafiadores e triunfos significativos. Cada jogo é uma nova oportunidade de mostrar a força e a paixão de nossos jogadores, comissão técnica e torcida”, comenta o presidente.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabenizam o Futebol Clube do Porto pelo aniversário e deseja sucesso.