Se passaram 54 desde que o Caravaggio Futebol Clube foi criado para representar um distrito do município de Nova Veneza. Porém, cerca de 50 anos dessa história foram dedicados ao futebol não profissional. Em 2021, o clube decidiu seguir uma nova direção e se profissionalizou. Em menos de quatro anos, o Azulão da Montanha conquistou dois acessos e em 2025 fará sua estreia no Catarinense Fort Atacadista.
Para a primeira participação na elite estadual, o clube atualizou a sua identidade visual e promoveu melhorias em sua casa, o estádio da Montanha. O clube de Nova Veneza quer fazer bonito entre os grandes clubes do Estado.
A última temporada:
O Caravaggio chegou à disputa do Catarinense Sicoob Série B com um elenco repleto de jogadores vindos da categoria de base. Nas duas primeiras rodadas da competição vieram duas derrotas. A temporada, que pareceria de dificuldades, se tornou rapidamente em um ano dos sonhos para o time de Nova Veneza. Embalado após o começo difícil, o Azulão ficou em segundo lugar na primeira fase da Série B.
Na semifinal, garantiu o acesso diante do Juventus após ser derrotado fora de casa no primeiro jogo da eliminatória. A campanha do Caravaggio foi coroada com o título da competição. Após dois empates contra o Santa Catarina, o time de Nova Veneza venceu nos pênaltis e levantou o primeiro título profissional de sua história.
Novidades:
A equipe da Montanha buscou reforços para elevar o nível do elenco para a disputa da elite do futebol de Santa Catarina. O clube do Sul do Estado já anunciou nove jogadores para a temporada. Entre as novidades estão o meia ofensivo Mateus Goiano, que teve destaque na base do Fluminense-RJ, além do Boa Vista e do Famalicão de Portugal; o atacante Gabriel Henrique, que já teve passagens em Santa Catarina por Barra FC, Próspera, Criciúma e Concórdia, que foi o seu último clube; além do zagueiro Jessé, que chegou do Nação e já vestiu as camisas de clubes como Resende-RJ, Criciúma, Próspera, Barra FC e Camboriú.
Treinador:
O técnico do Caravaggio no Catarinense Fort Atacadista será Luiz Carlos Cruz, o comandante que levou o time de Nova Veneza ao título da Série B. Após a campanha histórica no Catarinense Sicoob Série B, Cruz se transferiu ao Nação onde comandou o clube na Copa Meridianbet SC. Após o trabalho, retornou ao Estádio da Montanha para preparar o clube para a disputa da elite. Luiz já é um treinador experiente e um de seus principais trabalhos foi à frente do Fortaleza-CE.
Primeiro compromisso:
O primeiro jogo do Caravaggio em sua história no Campeonato Catarinense será diante de um campeão estadual. O time de Nova Veneza enfrentará a Chapecoense no estádio da Montanha no dia 15 de janeiro, às 19h30min.