A galeria do Criciúma Esporte Clube conta com 12 troféus de campeão Catarinense. O feito coloca o time carvoeiro ao lado do Joinville como o terceiro maior campeão estadual. Em 2025, além de tentar o 13º título, o Tigre do Sul do Estado lutará pelo tricampeonato em sequência, algo que o Criciúma fez apenas uma vez em sua história. Depois de ser dono das conquistas de 2023 e 2024, o time criciumense não quer parar de vencer no Catarinense Fort Atacadista.
Última temporada:
O Criciúma iniciou o ano de 2024 levantando o troféu da Recopa Catarinense ao vencer o Marcílio Dias no estádio Heriberto Hülse. Na sequência, o Tigre fez um Catarinense Fort Atacadista de grande regularidade e encerrou a primeira fase como líder da competição. Nas quartas de final despachou o Hercílio Luz e na semifinal eliminou o Barra FC nos pênaltis. O bicampeonato estadual foi conquistado diante do Brusque em um Heriberto Hülse lotado.
O time do Sul de Santa Catarina também participou da Copa do Brasil e abriu sua campanha avançando diante do Operário-MT com um empate. Na segunda fase, eliminou o Brasiliense-DF nos pênaltis. A campanha carvoeira foi encerrada na terceira fase, quando o Criciúma foi superado pelo Bahia-BA.
A temporada de 2024 marcou o retorno do Criciúma à Série A do Campeonato Brasileiro. O Tigre fez um primeiro turno empolgante, ficando no meio da tabela e flertando com uma vaga na Copa Sul-Americana. Porém, conforme o campeonato entrava em sua reta final, o time foi perdendo o fôlego e se aproximando da zona do rebaixamento. O Criciúma encerrou a competição na 18ª colocação e jogará a Série B nacional em 2025.
Novidades:
Para a próxima temporada, o Criciúma terá um elenco com novidades. Após várias saídas, a equipe criciumense confirmou as renovações com o zagueiro e capitão Rodrigo, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes e o lateral direito Jonathan.
Além das renovações, o Tigre anunciou cinco novos jogadores. Entre as chegadas estão as contratações do volante Matheus Trindade, que já atuou em Santa Catarina por Brusque e Joinville, e conta com passagens recentes por Paysandu-PA, Vitória-BA e Tombense-MG; do meia Juninho, que foi revelado pelo Vasco-RJ, passou pelo Orlando City dos Estados Unidos e atuou pelo Goiás-GO em 2024; e do atacante Talisson, que surgiu no Red Bull Bragantino-SP e na última temporada conquistou o acesso à primeira divisão com o Ceará-CE.
Treinador:
As novidades do Criciúma vão além do campo e também podem ser percebidas na comissão técnica. Após três anos com Cláudio Tencati, o time criciumense terá um novo treinador. O comandante carvoeiro em 2025 será Zé Ricardo, que fará o seu primeiro trabalho em Santa Catarina. O treinador tem um currículo com passagens em clubes de grande apelo nacional como o Flamengo-RJ, Vasco-RJ, Botafogo-RJ, Fortaleza-CE, Internacional-RS e Cruzeiro-MG. Zé Ricardo treinou o Goiás-GO em 2024.
Primeiro compromisso:
O primeiro jogo do tigre em 2025 já será valendo taça. O Criciúma enfrentará o Concórdia no dia 19 de janeiro, às 16 horas, no estádio Heriberto Hülse. O confronto será válido pelo Campeonato Catarinense e o vencedor da partida levará para a casa o título da Recopa Catarinense. O duelo colocará frente a frente o campeão do Catarinense Fort Atacadista e o vencedor da Copa Meridianbet SC de 2024.