O Concórdia Atlético Clube vivenciou um 2024 que ficará marcado em sua história: conquistou o primeiro título na elite do futebol de Santa Catarina. Mas além de uma conquista na bagagem, o 2025 do Concórdia chega com novos desafios: estrear na Copa do Brasil e buscar ter um calendário nacional em 2026. Com os ânimos renovados após soltar o grito de campeão, o Galo do Oeste quer continuar cantando alto em território catarinense.
A última temporada:
Os primeiros capítulos da temporada de 2024 não foram da forma que o clube concordiense esperava. O Galo do Oeste ficou na parte de baixo na tabela de classificação do Catarinense e o 10º lugar não garantiu ao clube a manutenção na Série D do Campeonato Brasileiro para 2025. O Concórdia até começou bem a disputa da Série D nacional, ficando algumas rodadas na liderança do grupo A8. Porém, o clube deixou pontos importantes pelo caminho e o sexto lugar na classificação final deixou a equipe fora do mata-mata.
Mas a grande virada de chave do Concórdia chegou na disputa da Copa Meridianbet SC. Com um elenco renovado, o time teve apenas uma derrota na primeira fase e avançou com a segunda melhor campanha para a eliminatória da competição. Na semifinal, se classificou diante da Chapecoense no Clássico da Linguiça. Na decisão, após um empate fora de casa contra o Marcílio Dias, a vitória por 1 a 0 no Domingos Machado de Lima foi o suficiente para dar ao Galo do Oeste o maior título de sua história. O troféu carimbou o passaporte do Concórdia para a sua primeira participação na Copa do Brasil.
Novidades:
Para a nova temporada, o time concordiense acertou a renovação de atletas que foram peças chaves para o título da Copa Santa Catarina, são os casos do atacante Pedro Alves e dos meias Péricles e Pedro Arthur. Além da manutenção de alguns jogadores, o Concórdia foi ao mercado para buscar novos nomes para o elenco. O Galo do Oeste já anunciou a chegada de 15 atletas.
O principal reforço do Concórdia para a temporada até agora é o meia Matheus Galdezani, que vem para a sua segunda passagem em Santa Catarina após já ter defendido o Avaí. O jogador é experiente e acumula passagens por clubes relevantes em âmbito nacional, como: Sport-PE, Coritiba-PR, Atlético-MG, Internacional-RS e Bahia-BA. Também se destacam as chegadas de Matheus Biteco, jogador formado pelo Grêmio-RS, com passagens por Mogi Mirim-SP e Brasil de Pelotas-RS; e o atacante Wesley Pinheiro, que surgiu no Santos-SP e foi campeão da Copa Paulista no último ano pelo Monte Azul.
O comandante:
O treinador Jailson Zatta teve no Concórdia sua primeira oportunidade como treinador efetivo, após ter atuado como treinador de base e auxiliar técnico no Rio Grande do Sul e em São Paulo. A primeira impressão foi a melhor possível: levou o Galo do Oeste ao principal título de sua história. Agora, o ex-defensor dará mais um passo na sua carreira com a renovação de contrato e a sua permanência para a disputa da Recopa Catarinense, Estadual e da Copa do Brasil.
Primeiro compromisso:
O Concórdia enfrentará o Barra FC em sua estreia no Catarinense Fort Atacadista. O duelo será em casa, no estádio Domingos Machado de Lima, no dia 15 de janeiro, às 19 horas. Quatro dias depois, o Galo do Oeste viajará ao Sul de Santa Catarina para a primeira decisão do ano. A equipe enfrentará o Criciúma no dia 19 de janeiro, às 16 horas, em confronto válido pela segunda rodada do Estadual e que também decidirá o título da Recopa Catarinense.