Neste sábado, o confronto entre Batistense e Carlos Renaux abre mais uma competição do futebol profissional de Santa Catarina: a Série C do Campeonato Catarinense! Clubes tradicionais do estado e estreantes disputam as vagas para a Série B de 2021, em uma competição marcada pela valorização das categorias de base.
O campeonato será disputado com jogadores sub-23, com possibilidade de inscrição de até cinco atletas com idade acima em cada partida. Serão oito equipes disputando um turno único de pontos corridos. Os três primeiros colocados garantem o acesso, enquanto líder e vice-líder fazem a grande decisão em ida e volta.
Acompanhe aqui o histórico e curiosidades das equipes participantes! Siga a FCF nas redes sociais para não perder nenhum detalhe da competição.
Para quem vai a sua torcida neste ano?
VEJA A TABELA DA COMPETIÇÃO
Destaques da última edição: Caçador e Itajaí
Os dois times com melhores campanhas no ano passado foram o Caçador, campeão que disputou a Série B deste ano, e Itajaí, que volta à competição depois de bater na trave em 2019. As duas equipes monopolizaram a seleção do campeonato – Rafael Xavier, meia do Nação, foi a exceção.
O placar de 2 a 1 repetiu-se no jogo de ida e de volta, decretando o título e o acesso à equipe de Caçador. O duelo foi cheio de emoção, decidido apenas nos instantes finais!
Leia a crônica da final de 2019!
A competição
A Série C do Campeonato Catarinense é a competição do ingresso dos clubes no cenário do futebol profissional no Estado. Criada em 2004 como a Série B1, a competição também já foi designada como Divisão de Acesso entre os anos de 2006 a 2013 e desde 2015 é denominada de Série C, agora baseando-se nos elencos formados por atletas Sub-23, incentivando o desenvolvimento de novos atletas em Santa Catarina.
Campeões
- 2019 – Campeonato Catarinense Série C – Caçador AC
- 2018 – Campeonato Catarinense Série C – EC Próspera
- 2017 – Campeonato Catarinense Série C – Blumenau EC
- 2016 – Campeonato Catarinense Série C – CA Itajaí
- 2015 – Campeonato Catarinense Série C – Barra FC
- 2014 – Campeonato Catarinense Série C – CA Juventus
- 2013 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – EC Internacional
- 2012 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – Caçador AC
- 2011 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – EC Biguaçu
- 2010 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – Caxias FC
- 2009 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – SD XV de Outubro
- 2008 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – FC Porto
- 2007 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – CA Cidade Azul
- 2006 – Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso – Camboriú FC
- 2005 – Campeonato Catarinense Série B1 – EC Próspera
- 2004 – Campeonato Catarinense Série B1 – GE Juventus
Retrospecto das equipes
Batistense
A equipe é estreante no futebol profissional de Santa Catarina. O Esporte Clube Atlético Batistense foi fundado em 2009 como equipe amadora, e agora se prepara para alçar voos mais altos no estado! Eles chegam para recolocar a cidade de São João Batista no mapa do esporte.
Atlético Catarinense
O Clube Atlético Catarinense é o antigo CEC, que atuou em Paulo Lopes e Curitibanos, mas agora entra em uma nova fase com grandes ambições e mudanças de identidade visual, nome e sede. Mandará seus jogos no estádio Enio Amantino da Silva, em São José. Sua missão é desenvolver atletas e colocar a cidade no mapa do futebol catarinense. O primeiro passo é agora!
Carlos Renaux
O “Vovô” do futebol catarinense volta à Série C após chegar ao mata-mata do ano passado. Na ocasião, a equipe ficou em segundo lugar no grupo, atrás do Itajaí. Na fase eliminatória, não conseguiu superar o Caçador e foi eliminada após placar de 1 a 0 em resultado agregado.
Itajaí
O Itajaí bateu na trave no ano passado. Por isso, em 2020 volta com muita garra para conquistar o acesso! A equipe foi soberana na fase de grupos e encerrou o ano com o vice-campeonato. Destaque para o atacante João Marcos, vice-artilheiro e integrante da Seleção do campeonato. Em 2016, levantou a taça da Série C e ficou com a segunda colocação também em 2018.
Jaraguá
O Jaraguá espera deixar os maus resultados no passado. A equipe não conseguiu passar da fase de grupos, onde ficou na terceira colocação, com seis pontos. O clube estreou na Divisão de Acesso em 2011, ficando com o vice-campeonato já em sua primeira participação.
Nação
O Nação, de Joinville, ficou no quase no ano passado: terminou em segundo lugar do grupo, atrás apenas do Caçador. Na fase de grupos, ficou para trás diante do Itajaí, com placar agregado de 3 a 2 para o time do litoral. O grande destaque individual foi Rafael, artilheiro da Série C de 2019.
Orleans
O Orleans, representante do sul do Estado, espera melhores resultados em 2020. No ano passado, encerrou a competição na lanterna do grupo, com apenas dois pontos somados. O Estádio Municipal Osmundino Matheus receberá suas partidas.
Porto
O Porto é uma equipe de tradição no Estado – fundada em 1999, tem um título da Série C, em 2008, além de já ter participado da Série B. No entanto, o resultado no último ano foi decepcionante: o time de Porto União conquistou apenas um ponto. Agora, a expectativa é que o representante do planalto norte de Santa Catarina chegue forte para a disputa.
Primeira rodada
12/12 – Sábado
- 16h | Batistense x Carlos Renaux | Valério Gomes Neto
13/12 – Domingo
- 10h | Nação x Jaraguá | Dr. Sadalla Amin Ghanem
- 16h | Orleans x Atlético Itajaí | Osmundino Matheus
- 16h | Atlético Catarinense x Porto | Enio Amantino da Silva