Presidente da FCF acompanha sorteio da Copa do Mundo

delfim-logo-fcf-300-250O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho é um dos convidados do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê Organizador Local – COL, José Maria Marin, para o evento mais importante antes do início da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o sorteio final dos grupos “Final Draw”, que acontece nesta 6ªfeira(6), às 14 horas (Brasília), na Costa do Sauípe, resort localizado em Costa dos Coqueiros,na Bahia.

O Presidente da FCF partiu na manhã desta 5ª feira (5) para o Nordeste. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 envolve uma estrutura gigantesca montada em meio às dunas no paraíso do litoral baiano, com uma tenda de 13 metros de altura. Serão aproximadamente dois mil jornalistas e 1.500 convidados.
 
fotosorteio-600

Confira mais informações sobre o sorteio:

Quem serão os cabeças de chave?
O Brasil, como país anfitrião, e também Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai, seleções de melhor colocação no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola do mês de outubro de 2013.

Quem conduzirá o sorteio?
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, será o encarregado de dirigir o sorteio e contará com a ajuda de assistentes de luxo: o ídolo uruguaio Alcides Ghiggia, o inglês Geoff Hurst, o brasileiro Cafu, o italiano Fabio Cannavaro, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zinedine Zidane e o alemão Lothar Matthäus.

Como estão distribuídos os potes?

Pote 1 (cabeças de chave)

Pote 2 (seleções da África e América do Sul)
Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador

Pote 3 (seleções da Ásia e a da América do Norte, América Central e Caribe)
Austrália, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos

Pote 4 (seleções da Europa)
Bósnia e Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia.

Como se desenrolará o torneio?
As equipes do Pote 1 entrarão automaticamente na posição 1 do respectivo grupo em que forem sorteadas. O Brasil ficará automaticamente na posição 1 do Grupo A.

O primeiro passo do sorteio será tirar uma equipe do Pote 4 (o único com nove seleções) e colocá-la no Pote 2, para que todos os potes contenham oito bolinhas. A seguir, ocorrerá o sorteio dos países do Pote 1, colocando o Brasil na posição 1 do Grupo A e os outros cabeças de chave na posição 1 das demais chaves de forma consecutiva, até o Grupo H.

O Pote 2, com equipes de três confederações, traz em tese o risco de violar o princípio da separação geográfica. Para evitar que haja um grupo com três equipes europeias, as quatro seleções sul-americanas cabeças de chave serão colocadas em um Pote X. Desse pote será retirada uma bolinha que determinará o grupo em que estará a seleção europeia do Pote 2.
A seguir, serão sorteadas as seleções do Pote 2. A equipe europeia irá para o grupo já determinado, e as restantes completarão os grupos de A a H, sequencialmente.

É preciso lembrar que alguns grupos podem ser “pulados” para que o princípio da separação geográfica seja respeitado — evitando assim que Chile e Equador entrem em grupos com seleções sul-americanas cabeças de chave.
Depois, serão sorteados os Potes 3 e 4.

A posição das seleções dentro dos grupos também será sorteada — exceto as dos cabeças de chave.

Informações: http://pt.fifa.com