Primeira edição da Copa Santa Catarina Sub-13 poderá ter 18 clubes

A Federação Catarinense de Futebol realizou na tarde desta 5ª feira (21), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, a primeira reunião do conselho técnico da Copa Santa Catarina Sub-13 2019. A ótima notícia para as categorias de base do futebol catarinense foi o interesse de 18 equipes em participar da competição que estreia no calendário da FCF.   

O superintendente Lédio D´Altoé representou o presidente Rubens Renato Angelotti e abriu os trabalhos do conselho técnico dando boas vindas aos presentes. Imediatamente o diretor do Departamento de Competições Especiais da FCF, Carlos Fernando Crispim deu início ao conselho quantificando o número de equipes interessadas em disputar a competição.

Além dos 14 representantes presentes ao conselho técnico, outros quatro clubes já haviam manifestado a intenção de participar da competição oficialmente. Com a definição de 18 equipes postulantes a participar, a FCF estabeleceu a data limite para desistência até o dia 1º março. Equipes que por ventura venham desistir da disputa, a partir do comparecimento no conselho técnico, deverão fazê-lo via ofício.

Promovendo a Copa Santa Catarina Sub-13 a FCF atende uma demanda solicitada por clubes filiados para intensificar o processo de formação de atletas. Para o diretor de competições especiais da FCF, Carlos Crispim, a promoção da categoria sub-13 é um avanço porém requer bastante empenho dos clubes. — Felizmente conseguimos reunir um número interessante de clubes com intenção de participar da categoria sub-13. Desenvolver futebol nas categorias de base é um desafio para todos, além da complexidade e do cuidado na questão do registro de atletas, há também a logística dos descolamentos e a comprovação da frequência escolar. Esperamos que a primeira Copa Santa Catarina Sub-13 seja um sucesso.    

Para esclarecer e dirimir dúvidas quanto ao registro de atletas na faixa etária dos 12 aos 15 anos, a gerente do Departamento de Registros e Transferências, Cláudia Teixeira Peixoto, explanou os representantes dos clubes sobre os pontos importantes do regulamento de registros para atletas menores, como assinaturas de pais e tutores reconhecidas em cartório e documentação que comprove a frequência escolar.

Forma de disputa
Com 18 equipes postulantes em participar, o Departamento de Competições Especiais da FCF apresentou uma hipótese para a forma de disputa da primeira Copa Santa Catarina Sub-13. A competição poderá ter quatro fases.

Na 1ª Fase – Inicial, as 18 equipes seriam divididas regionalmente em três grupos de seis e jogariam entre si em turno e returno no sistema de pontos corridos. As duas equipes melhor classificadas em cada grupo e os dois terceiros colocados com melhor desempenho estariam classificados à 2ª Fase – Quartas de Finais.

A partir da 2ª fase, os clubes passariam a se enfrentar no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta, até a definição do campeão. Confira a relação dos clubes que compareceram ao conselho técnico e que confirmaram participação na competição via ofício:

Compareceram ao conselho técnico:
Chapecoense
Avaí
Figueirense
Joinville
Marcílio Dias
Hercílio Luz
Camboriú
Itajaí
Internacional (Lages)
Bonsucesso (Passo de Torres)
Irmã Carmen (Araranguá)
Forquilhinha
Tupi (Gaspar)
Nações Esporte (Joinville)

Confirmaram participação via ofício:
Criciúma
Imbituba
IAFA (Blumenau)  
Guabiruba