O árbitro Ramon Abatti Abel, que integra o quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF), fez sua estreia na principal competição esportiva do mundo. Ele apitou o confronto entre Estados Unidos e Zâmbia na primeira rodada do Campeonato de Futebol Feminino dos Jogos Olímpicos de Paris. A partida foi disputada na tarde desta quinta-feira (25/07), no estádio Allianz Riviera, em Nice, na França. O profissional natural de Santa Catarina foi requisitado pela FIFA para atuar na edição de 2024 das Olimpíadas.
A partida marcou a estreia dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos, que já conquistou quatro vezes a medalha de ouro olímpica e foi bronze em Tóquio 2020. A equipe estadunidense venceu por 3 a 0 o confronto diante da Zâmbia. O país africano participa das Olimpíadas no futebol feminino pela segunda vez em sua história.
Ramon fez uma arbitragem segura ao longo da partida, mas teve mais trabalho no primeiro tempo. Aos 34 minutos, após revisar um lance no VAR, o catarinense expulsou Pauline Zulu, da Zâmbia, por destruir uma ocasião clara de gol. Além disso, Abatti aplicou dois cartões amarelos, um para cada equipe, e assinalou sete faltas na primeira etapa (cinco para os EUA e duas para a Zâmbia).
No segundo tempo, com os Estados Unidos já vencendo a partida por 3 a 0, Ramon teve uma arbitragem mais tranquila. O árbitro de Santa Catarina não precisou aplicar mais nenhum cartão e marcou apenas cinco faltas até o final da partida.
O árbitro da FCF estará em ação novamente no fim de semana, desta vez no torneio masculino. Ramon será o quarto árbitro na partida entre Israel e Paraguai, no sábado (27/07), às 14 horas. Ele atuará ao lado de um trio de árbitros canadenses no Parque dos Príncipes, em Paris.