O segundo dia da Pré-Temporada da Arbitragem Catarinense em Águas Mornas, no Águas Mornas Palace Hotel, foi de muito trabalho para o grupo de elite da arbitragem catarinense. As atividades matinais iniciaram com o instrutor CBF, Sérgio Cristiano, destacando a Regra XI – O Impedimento.
Cada integrante recebeu um gabarito para assinalar a resolução de 21 lances de alta dificuldade exibidos em vídeo. O diferencial da dinâmica é a correção do gabarito, contextualizada e discutida pelos próprios árbitros e assistentes.
Após a exibição dos vídeos da Regra XI- O Impedimento, o grupo foi deslocado ao campo de futebol sete do Águas Mornas Palace Hotel para o complemento da atividade teórica proposta na noite de 6ª feira(20). Divididos em sete grupos, os árbitros e assistentes simularam as jogadas de resolução das questões analisadas na noite anterior. Cada grupo recebeu três cartões de perguntas com três alternativas de respostas. Após divulgar a decisão, o grupo precisava exemplificar as jogadas com se fossem os atletas, os árbitros e assistentes.
No período da tarde chegou a momento do grupo colocar em prática os conhecimentos e o potencial de cada um. Os árbitros e assistentes foram deslocados até o campo da SERC Beira Rio e foram divididos em trios, arbitrando duas partidas amistosas em revezamento de dez minutos para cada trio.
À noite foi dedicada para conclusão da dinâmica sobre a Regra XI – O Impedimento. Os árbitros e assistentes explicaram individualmente as opções registradas no gabarito das 21 questões exibidas em vídeo no período matutino.
– VEJA TODAS AS FOTOS DA PRÉ-TEMPORADA
Em seguida o espaço foi aberto para a tecnologia na arbitragem catarinense. Desde 2015 a Federação Catarinense de Futebol utiliza a súmula eletrônica em todos os campeonatos promovidos pela Entidade, profissionais e não profissionais.
O programador Rafael Lanza, desenvolvedor do sistema Simple System, falou sobre as inovações do sistema e realizou passo a passo o preenchimento da súmula eletrônica, esclarecendo poucas dúvidas, já que praticamente todo grupo já tinha contato com o software. A principal inovação do sistema para 2017 é a retificação online. Até 2016 os árbitros precisam fazê-las via ofício e partir deste ano poderão executar as retificações através do próprio sistema. Outra inovação é a ficha de cadastro dos atletas, que pode ser preenchida previamente pelos clubes, mas que também deverá ser preenchida pela equipe de arbitragem caso o clube não tenha feito.
A sexta Pré-Temporada da Arbitragem Catarinense encerra na manhã deste domingo(22) com as considerações finais do instrutor da Confederação Brasileira de Futebol, Sérgio Cristiano, da Comissão de Arbitragem da FCF e a explanação do Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti.