A nomeação do troféu do Catarinense Fort Atacadista 2025 foi oficializada como “Taça Criciúma – 100 anos de emancipação” na manhã deste sábado. A iniciativa, promovida pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) em parceria com a prefeitura de Criciúma, é uma homenagem ao centenário de emancipação político-administrativa da cidade. O evento foi realizado na loja Fort Atacadista do bairro Pinheirinho, e contou com a presença do presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, e do diretor da empresa patrocinadora, Lucas Pereira. Também representaram a FCF no evento o secretário geral, Cláudio Gomes, e o diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim. Também participou do cerimonial o presidente da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), Guilherme Gomes.
“Em 2025, comemoramos os 100 anos de emancipação e 145 anos de colonização desta cidade pujante, do trabalho e do emprego. Os imigrantes italianos que fincaram raízes na nossa terra tiveram a força de desbravá-la, com facão, suor e muita fé. A nomeação da ‘Taça Criciúma – 100 anos de emancipação’, reconhecida nesta manhã de sábado, retrata todo esse corajoso trabalho dos primeiros habitantes do nosso município. Fica aqui o agradecimento à FCF e ao Fort Atacadista por essa justa homenagem”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Com a nomeação, Criciúma passa a ter seu nome eternizado na história do futebol catarinense, reforçando sua relevância no cenário esportivo estadual. A homenagem compõe o calendário de ações do centenário do município. “Gratidão por esta justa homenagem, na qual o nome da nossa amada cidade ficará marcado na taça do Campeonato Catarinense, justamente em um ano tão marcante, quando o município completa 100 anos”, reforçou o presidente da Comissão do Centenário de Emancipação, Arleu da Silveira.
Texto e fotos/Colaboração: Eduarda Salazar/Secom Prefeitura de Criciúma