O Clube Náutico Almirante Barroso coroa com o título do Campeonato Catarinense da Série B 2016 sua trajetória de retorno ao futebol profissional. Na tarde deste domingo (27), o time de Itajaí acabou derrotado por 1 a 0 pelo CA Tubarão na partida de volta das finais no Estádio Domingos Silveira Gonzáles, em Tubarão, mas confirmou a conquista pela vitória por 3 a 1na partida de ida. Campeão e Vice do Catarinense Série B, CN Almirante Barroso e CA Tubarão disputarão a o Catarinense Série A 2017, a partir de 29 de janeiro.
O clima da decisão estava completo em Tubarão para a decisão da segunda principal competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol. Na parte técnica, em campo as duas melhores equipes da competição. A reversão da vantagem do CA Tubarão pelo Barroso na partida de dia comprovava o equilíbrio entre os finalistas.
Arbitragem FIFA de Heber Roberto Lopes, assistido por auxiliares do quadro CBF. Nas arquibancadas, a presença das torcidas dos dois clubes festejando e prestigiando o futebol. Pela primeira vez na história, a final do Catarinense Série B foi transmitida ao vivo na tevê aberta pela Record News.
Com a bola rolando, precisando vencer por dois gols de vantagem para ficar o título, o CA Tubarão propôs o jogo e foi para cima do Barroso. O gol que animou a torcida saiu aos 28 minutos do 1º tempo. Depois do toque de mão dentro da área, o atacante Brasão cobrou penalidade e abriu o placar, 1 a 0. Festa no Domingos Silveira Gonzáles!
Na etapa final o CA Tubarão seguiu pressionando o Barroso em busca do gol do título, já o Barroso revidava nas tentativas de contra-ataque. Na melhor oportunidade do CA Tubarão o goleiro Rodolfo garantiu o placar. Ao apito final, alegria e comemoração dos jogadores, comissão técnica e da diretoria do Almirante Barroso, campeão do Catarinense Série B 2016!
Cerimonial de premiação
Logo após o encerramento da partida, a Federação Catarinense de Futebol iniciou o cerimonial de premiação das equipes. Primeiramente os atletas, comissão técnica e diretores do CA Tubarão receberam as medalhas de vice-campeões das mãos do Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. Após as medalhas, o capitão Brasão e o Presidente Luiz Henrique Martins Ribeiro receberam o Troféu de Vice-Campeão.
Em seguida foi a vez dos campeões do Almirante Barroso receberem as premiações. Alegria total com a campanha surpreendente da equipe que voltou ao cenário do futebol profissional catarinense. O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho parabenizou atletas, membros da comissão técnica e a diretoria do clube itajaiense pela conquista do título. Após a entrega das medalhas, o zagueiro Robenval, capitão do Almirante Barroso e o Presidente Adriano Cipriano receberam o Troféu de Campão do Catarinense Série B 2016.