CBF entrega insígnias FIFA a assistentes e árbitros

A Confederação Brasileira de Futebol realizou nesta 3ª feira (10) a entrega das insígnias da FIFA, para árbitros (as) e assistentes pertencentes ao quadro internacional de árbitros 2015. Os cinco integrantes catarinenses do quadro da FIFA participaram na solenidade, as árbitras assistentes Nadina Schramm Câmara Bastos e Neuza Inês Back, o árbitro assistente Kleber Lúcio Gil e os árbitros Heber Roberto Lopes e Sandro Meira Ricci.

20150310145335_1

Foto: Rafael Ribeiro / CBF.

A cerimônia de entrega de Insígnias FIFA aconteceu no auditório da sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foram congratulados 13 árbitros e 14 assistentes de diferentes federações estaduais, todos com experiência em apitar jogos dos principais campeonatos nacionais, organizados pela CBF. O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa. A entrega das insígnias foi feita diretamente pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo presidente eleito, Marco Polo Del Nero.

20150310141751_3

Foto: Rafael Ribeiro / CBF.

Dos assistentes e árbitros agora habilitados para apitarem campeonatos organizados pela FIFA, sete são mulheres. Quatro assistentes e três árbitras estão prontas para o trabalho em competições como a Copa do Mundo de Futebol Masculino e Feminino. O esforço feminino foi lembrado pelo presidente José Maria Marin, no discurso posterior à entrega das insígnias.
– Gostaria de dar uma saudação especial a todas as mulheres presentes, até por causa do Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo. Sei que o sonho de ser árbitro não é um caminho fácil, especialmente para as mulheres. Vocês estão de parabéns.

20150310141751_5

Foto: Rafael Ribeiro / CBF.

O presidente eleito Marco Polo Del Nero aproveitou a ocasião para relembrar a reforma pela qual passou a arbitragem brasileira nos últimos anos:
– Vocês representam o Brasil lá fora. Se um árbitro brasileiro erra, é o Brasil que fica mal visto aos olhos do mundo. Os árbitros têm que manter a honra, a honestidade e a justiça dentro de campo. Vocês vão a campo focados em fazer a justiça para os dois times que estiverem se enfrentando.

20150310145335_4

Foto: Rafael Ribeiro / CBF.

No fim da cerimônia, José Maria Marin elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem, conduzido por Sérgio Corrêa, que foi aplaudido de pé pelas 80 pessoas que estavam no auditório. Também acompanharam a cerimônia o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antônio Martins, e o coordenador da Seleção Brasileira, Gilmar Rinaldi.

20150310143623_1

Foto: Rafael Ribeiro / CBF.

Informações e fotos: www.cbf.com.br