A instrutora da FIFA e Coordenadora de Arbitragem Feminina da Confederação Brasileira de Futebol, Ana Paula Oliveira, ministra a partir desta 5ª feira (18), juntamente com instrutores da Federação Catarinense de Futebol, o I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da Confederação Brasileira de Futebol. Participarão do curso 21 árbitras e assistentes dos três Estados da região Sul: Rio Grande do Sul(4), Santa Catarina(16) e Paraná(1). Todas as atividades serão desenvolvidas no Complexo Esportivo do SESI. A abertura oficial será nesta 5ª feira(18) às 10 horas.
Já em Santa Catarina para a realização do curso, Ana Paula Oliveira, esteve na sede da Federação Catarinense de Futebol definindo os últimos detalhes juntamente com as instrutoras CBF, Cleydi Mary Nunes dos Santos Ribeiro e Érica Gonçalves Krauss.
A Coordenadora de Arbitragem Feminina da CBF falou sobre o objetivo do curso: — Capacitação, aprimoramento e aproximação aos novos talentos, esses são os objetivos principais do curso. Com o apoio e suporte que a FIFA tem dado para o desenvolvimento do futebol feminino estamos conseguindo realizar eventos exclusivos para o desenvolvimento da arbitragem feminina. Fizemos um estudo aprofundado e percebemos que aproveitamento das mulheres em cursos mistos não era tão eficaz quanto essa dinâmica exclusiva, quando a mulher consegue se soltar mais, sanar mais suas dúvidas e se preparar para participação em cursos mistos, esclareceu a Coordenadora de Arbitragem Feminina da CBF.
Durante os quatro dias do curso serão realizadas palestras instrutivas, além de atividades teóricas, físicas e práticas. Entre as atividades estarão a análise de vídeo testes relacionados às Regras 11(Impedimento) e 12(Faltas e Incorreções), Introdução ao Árbitro de Vídeo – VAR, preparação física, trabalho em equipe e também as atualizações das Regras do Jogo que passarão a vigorar a partir de 1º de junho.
Também ministrarão palestras as instrutoras CBF, Cleidy Mary Nunes dos Santos Ribeiro, Érica Gonçalves Krauss e os instrutores Vayran da Silva Rosa e Cantucho João Setubal.