Desenvolvimento da arbitragem catarinense em 2019

A arbitragem catarinense atingiu em 2019 níveis significativos de evolução e aproveitamento no cenário nacional. Os resultados decorrem em virtude do investimento da Federação Catarinense de Futebol na qualificação continuada do quadro catarinense e do trabalho árduo do Departamento de Arbitragem da Entidade, instituído em 2017. Para o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins, os números são satisfatórios mas ainda há muito a fazer.”Evoluímos consideravelmente nos números de escalas dos nossos representantes das competições nacionais, o que também reflete o trabalho constante nas palestras e nos cursos que desenvolvemos ao longo do ano. Acreditamos que é diante de muita instrução, preparação física e empenho que atingiremos os objetivos de padronização de critérios, formação de novos árbitros e fortalecimento da arbitragem catarinense”.

Ascensão nacional
O ano de 2019 foi muito positivo para a arbitragem catarinense no cenário nacional. Nossos árbitros, árbitras e assistentes foram designados para atuar em 522 oportunidades abrangendo as funções de árbitro, assistente, VAR e AVAR em jogos de competições nacionais profissionais organizadas pela CBF (Campeonato Brasileiro Séries A, B, C,D e Copa do Brasil), aumento de mais de 20% em relação as 416 designações em 2018.

Aperfeiçoamento e desenvolvimento
Com as alterações no texto das Regras do Jogo e a introdução do advento do VAR – Video Assistant Referee, o Departamento de Arbitragem da FCF desenvolveu um Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes, com o objetivo de executar um  programa de atualização continuada, visando a uniformização de critérios das marcações das equipes de arbitragem. O ciclo de seminários de capacitação percorreu cinco macro regiões do Estado (Região Sul, Grande Florianópolis, Oeste, Vale do Itajaí e Norte), contemplando um total de 230 integrantes do quadro catarinense de arbitragem, entre árbitros(as) e assistentes.

Além dos seminários de capacitação, a preparação da arbitragem para as competições profissionais recebeu atenção especial. Antes do início das Séries A, B e  C do Campeonato Catarinense, o Departamento de Arbitragem realizou “pré-temporadas”, que são períodos curtos de preparação intensa e revisão de conceitos que antecederam as competições.

Ainda no aspecto dos eventos instrutivos, a Federação Catarinense de Futebol foi pioneira na realização de um curso específico para árbitras e árbitras assistentes. Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, a FCF promoveu o I Curso Regional para Árbitras e Assistentes. O curso inédito reuniu no mês de abril, em Blumenau, árbitras e assistentes dos três Estados da Região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).

Foto: Comunicação FCF.

Palestras para clubes e ligas
Para completar os projetos de esclarecimento e entendimento sobre as atualizações das Regras do Jogo para todos os segmentos envolvidos no futebol, o Departamento de Arbitragem da FCF colocou à disposição dos clubes filiados e das ligas não profissionais seus instrutores para proferirem palestras exclusivas. Criciúma, Avaí, Almirante Barroso, Hercílio Luz, Tubarão e Marcílio Dias foram alguns dos filiados que solicitaram palestras.

Palestra para atletas do Clube Atlético Itajaí na sede da FCF.

Na FIFA

Para 2020 quatro integrantes da arbitragem catarinense estarão também no quadro internacional de arbitragem da FIFA. O árbitro Bráulio da Silva Machado integra pelo segundo ano o quadro da FIFA, tendo estreado em 2019 em mundias com a participação na Copa do Mundo Sub-17 FIFA Brasil.

 

 

 

 

O Assistente Kléber Lúcio Gil segue como uma das referências mais importantes da história da arbitragem catarinense e ingressará na sua oitava temporada como membro do quadro da FIFA, no qual estreou em 2013. Kleber Lúcio Gil foi designado pela Comissão de Árbitros da CONMEBOL para atuar no Torneio Pré-Olímpico Sub-23 Colômbia 2020, que será realizado entre os dias 18 de janeiro e 09 de fevereiro nas cidades de Armenia, Pereira e Bucaramanga.

 

 

 

Uma das novidades no quadro internacional representando a arbitragem catarinense é o árbitro Rafael Traci. Indicado pela Confederação Brasileira de Futebol no mês de outubro para ingressar no quadro da FIFA a partir de 2020, o paranaense de 38 anos estreou em Santa Catarina atuando no Campeonato Catarinense da Série A de 2019.

 

 

A grata revelação da arbitragem feminina catarinense, a árbitra Charly Wendy Straub Deretti, também teve seu nome indicado pela Comissão de Arbitragem da CBF para integrar o quadro da FIFA a partir de 2020. Charly estreou em competições nacionais profissionais em 2019, atuando em jogos das Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro.