Na sequência do programa de atualização, qualificação e treinamento para os integrantes do quadro catarinense, a Federação Catarinense de Futebol (FCF), através do Departamento de Arbitragem, promove com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre 4 a 6 de abril o segundo evento do projeto, destinado aos árbitros e árbitros assistentes da Grande Florianópolis.
VEJA E BAIXE TODAS AS FOTOS DO SEMINÁRIO
Contando com a participação de 65 inscritos, o 2º Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes foi aberto na quinta-feira, 4, no Kennedy Executive Hotel, em São José, com a presença dos presidentes das Ligas de Florianópolis, Manoel de Paula Machado, de São José, José Orivaldo Leal e de Santo Amaro da Imperatriz, Ender Sacco, do presidente do Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina (Sinafesc), Hélio Prado, de José Carlos Goulart Júnior, do Departamento de Ligas Não-Profissionais, e do ouvidor do Departamento de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setubal.
Após a abertura oficial, o instrutor Vayran da Silva Rosa comandou a atividade teórica, apresentando noções e conceitos sobre situações comuns no jogo de futebol e tratou sobre a melhor forma da equipe de arbitragem controlar uma partida. Árbitros novatos e experientes, como o assistente FIFA, Kleber Lúcio Gil, interagiram com o palestrante, resultando num trabalho dinâmico que ajudou na melhor compreensão do conteúdo ministrado.
O Seminário prossegue nesta sexta-feira. As atividades serão realizadas no Kennedy Executive Hotel, com instruções técnicas sobre súmula eletrônica, regra 12, faltas táticas, uso de mãos e provas teóricas.
O evento termina no sábado com atividades físicas e práticas no campo municipal de Santo Amaro da Imperatriz, a partir das 8:30. A tarde os árbitros e assistentes atuam em uma partida de futebol, no campo do Beira Rio, em Águas Mornas. No final, os participantes que cumpriram a carga horária exigida receberão certificados de conclusão.
O 2º Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes conta com atividades práticas e teóricas, visando a uniformização de critérios de arbitragem. O projeto é oferecido aos integrantes do quadro catarinense em cinco regiões: Sul, Grande Florianópolis, Oeste, Vale do Itajaí e Norte. A metodologia e a carga horária são executadas conforme orientações da CBF e FIFA. Cada edição do seminário terá programação de três dias de atividades.