A tarde desta 6ª feira (24) foi movimentada na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, onde estiveram reunidos representantes de onze clubes tradicionais do futebol brasileiro e catarinense, para debater a possibilidade do retorno das competições regionais também para os clubes das regiões Sul e Sudeste.
Anfitrião do encontro, o Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, na ocasião representando a Confederação Brasileira de Futebol como Vice-Presidente abriu a reunião saudando a presença de todos. Participaram da reunião presidentes e representantes dos seguintes clubes: Avaí, Chapecoense, Figueirense, Joinville (SC), Internacional e Grêmio (RS), Coritiba e Atlético (PR), Cruzeiro e Atlético (MG) e Flamengo (RJ). Ainda estava prevista a presença do Fluminense FC.
Na sequência o Vice-Presidente do Coritiba, André Luiz Macias, conduziu a apresentação hipotética do formato da nova Copa Sul-Minas. Após a apresentação, que envolveu também questões comerciais e de planejamento do evento, não apenas a forma de disputa e o possível número de clubes participantes, os dirigentes emitiram suas opiniões e discutiram as várias condicionantes que envolvem a instituição de uma nova competição no calendário dos clubes. Todos os onze clubes presentes sinalizaram positivamente para a realização da competição.
A nova Copa Sul-Minas poderá contar com duas, ou três equipes por Estado, dependendo do número de datas. Está cogitada uma competição com, no mínimo, 15 datas, sendo que cinco delas, seriam destaques “match day”, com eventos paralelos. A partida final seria em jogo único, assim com a Liga dos Campeões, em sede previamente definida, independentemente dos clubes envolvidos na disputa do título. A Copa Sul-Minas seria adaptada ao calendário no período concomitante ao dos campeonatos estaduais.
Nova reunião
Os dirigentes que estudam realizar novamente uma competição regional para os clubes do Sul e Sudeste voltam a se reunir no próximo dia 07 de agosto, em Porto Alegre, na Arena Grêmio.