O Clube Atlético Metropolitano completa 22 anos de fundação nesta segunda-feira. O clube foi fundado no dia 22 de janeiro de 2002, em Blumenau. O clube, que é carinhosamente chamado de Metrô, foi criado com o objetivo de resgatar o histórico futebol do município.
O Metropolitano recebeu esse nome em referência à Região Metropolitana de Blumenau. A nomenclatura foi uma sugestão do empresário Altair Carlos Pimpão, um dos fundadores da equipe.
Atualmente, a equipe é integrante da Série B do Campeonato Catarinense. Em 2023, o Metropolitano terminou a primeira fase da competição em sexto lugar e foi eliminado nas quartas de finais diante do Guarani. Em 2024, a equipe de Blumenau tentará novamente retornar à elite do futebol catarinense.
O maior título da história do clube é justamente a conquista da Série B do Campeonato Catarinense. A equipe faturou a taça em 2018, ao enfrentar o Marcílio Dias na decisão. Outro título relevante na história do Metrô é o Torneio Internacional Centenário do FC Lustenau. O time blumenauense viajou à Suíça para participar do torneio, realizado em 2007. O time catarinense superou o FC Lustenau e o St. Gallen para conquistar o primeiro título profissional da equipe.
O Metrô esteve no Campeonato Catarinense da Série A por diversas temporadas. Suas melhores colocações foram duas vezes a quarta colocação. O clube blumenauense também teve a oportunidade de disputar oito edições do Campeonato Brasileiro da Série D e uma da Série C nacional.
O atual presidente do Clube Atlético Metropolitano é Valdair Matias.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza o clube por mais um ano e deseja sucesso.