Em alusão ao Centenário de Emancipação político-administrativa de Criciúma, a Federação Catarinense de Futebol (FCF), em parceria com a Administração Municipal, realizará neste sábado (15/03) a assinatura do acordo que oficializa a nomeação da taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025, denominada de ‘Taça Criciúma: 100 anos de emancipação’. O ato acontecerá na loja Fort Atacadista de Criciúma, localizada no bairro Pinheirinho, às 10h, e reunirá autoridades, equipe de governo, representantes da FCF e da empresa patrocinadora.
A iniciativa reforça o legado de Criciúma como protagonista no cenário esportivo e cultural de Santa Catarina. “O centenário de emancipação de Criciúma é um marco em nossa história e deve ser celebrado. Ter o nome da cidade eternizado na taça do Campeonato Catarinense de 2025 é mais do que uma homenagem ao nosso esporte: é o reconhecimento do legado que Criciúma construiu ao longo desses 100 anos. Agradecemos à Federação Catarinense de Futebol e ao Fort Atacadista por essa homenagem, que reforça o protagonismo do nosso município e enaltece ainda mais esse momento histórico”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
O reconhecimento eterniza o nome de Criciúma como um dos municípios que mais contribuíram para o desenvolvimento do estado e para o esporte. Para o presidente da FCF, Rubens Angelotti, a nomeação da taça fortalece a relação do município com o futebol catarinense e é uma oportunidade para reconhecer a importância histórica do ano do centenário. “Recebemos o pedido da prefeitura e que prontamente foi aceito tanto pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) como pelo Fort Atacadista. Chegar a 100 anos é uma marca bastante significativa e que poucas instituições alcançam. A FCF completou ano passado 100 anos e nesta temporada a prefeitura de Criciúma chega também a esta marca, com grandes histórias e que ajudaram a impulsionar o crescimento econômico e social da cidade e região”, reforçou Angelotti.
O ano do Centenário
Para celebrar o centenário de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 4 de novembro de 2025, o Governo de Criciúma planejou uma série de ações ao longo deste ano. As iniciativas estão sob a coordenação de uma comissão executiva, composta por 70 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de governo, liderada pelo ex-vereador Arleu da Silveira, pela presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, e pelo Dr. Júlio Lopes. O objetivo é garantir uma programação diversificada para marcar a história da cidade.
Assim, para envolver a sociedade, uma das propostas desenvolvidas pela FCC foi o lançamento de um concurso para criação da identidade visual do Centenário de Emancipação. Na última segunda-feira (10), o Governo de Criciúma homenageou 30 mulheres que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do município por meio da política nos últimos 100 anos, com a entrega da 1ª edição da Medalha Thati Teixeira.
Matéria/Colaboração: Decom/Prefeitura de Criciúma