O Figueirense tem em sua história três títulos da Copa Meridianbet SC, conquistados nos anos de 1990, 1996 e 2021. A equipe do Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, também é um dos maiores campeões do Campeonato Catarinense, com 18 títulos.
Em 2024, a equipe do Figueirense tentará elevar o seu rendimento na Copa SC em busca de uma vaga na Copa do Brasil de 2025. A equipe alvinegra foi a sexta colocada da última edição do campeonato. Já no Catarinense Fort Atacadista, o time avançou até as quartas de final.
A equipe do Estreito manterá a mesma base do elenco que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro na Copa Meridianbet SC. Na competição nacional, o Figueirense lutou até a última rodada mas não conseguiu avançar para a segunda fase da competição. A equipe encerrou a participação na Série C com a 11ª colocação do campeonato.
Para a Copa Meridianbet SC o Figueirense terá uma mudança em sua comissão técnica. O treinador João Burse deixou a equipe e o profissional Rodrigo Carpegiani assumiu interinamente o comando do time. O técnico já estava no clube, onde era treinador da equipe Sub-20 do alvinegro, e teve passagens como auxiliar técnico de clubes como Vitória-BA, Coritiba-PR, Flamengo-RJ e Novo Hamburgo-RS.
O primeiro confronto do Figueirense na Copa SC será diante da Chapecoense. A partida ocorrerá na terça-feira (10/09), às 21h30min, no estádio Orlando Scarpelli. A transmissão da partida será feita na TV aberta e no canal no YouTube da SCC SBT. O confronto também contará com transmissão no YouTube da MB TV.