O Joinville Esporte Clube é o maior campeão da Copa Meridianbet SC com cinco conquistas, ao lado do Brusque. Neste ano, a equipe tentará se isolar na liderança de títulos. Além das taças levantadas, a equipe joinvilense chegou em outras quatro finais.
Na edição de 2023, o Joinville terminou a Copa SC na quinta colocação e brigou até a última rodada para avançar à fase eliminatória. Neste ano, a equipe chega ao campeonato com o fôlego renovado. A boa campanha no Catarinense Fort Atacadista deu ao clube a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. A Copa Meridianbet SC marcará o início de um período de 18 meses com calendário cheio ao JEC.
O Joinville anunciou novas peças para a disputa da competição. Chegaram ao clube nomes como o volante Silas, que atuou no Tombense-MG e Novo Hamburgo-RS nesta temporada, além disso foi vice-artilheiro da última Copa SC pelo Concórdia; o meio-campista Júlio César, que vem de empréstimo junto ao Atlético-MG, e passou por Volta Redonda-RJ e Santo André nesta temporada; e o atacante Bruninho, que já defendeu o Avenida-RS em 2024.
Esses e outros jogadores serão comandados pelo experiente Ney Franco. Além de treinar a Seleção Brasileira Sub-20, o treinador já atuou em clubes como Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro.
A estreia do Joinville na Copa Meridianbet SC será com a presença de sua torcida na Arena. A partida ocorrerá no domingo (08/09), às 16 horas, contra o Concórdia. O jogo será transmitido pelo YouTube da MB TV.