Joinville se preparando no CT Morro do Meio. Gustavo Mejia/JEC

Preparação para o Catarinense Fort Atacadista 2025: Joinville

O Joinville Esporte Clube é um dos times que tem o seu nome gravado entre os grandes do futebol de Santa Catarina. Os 12 títulos estaduais o colocam como terceiro maior campeão, ao lado do Criciúma. Mas mais impressionante que o número de conquistas é o fato do clube já ter vencido o Catarinense oito vezes seguidas. No Catarinense Fort Atacadista de 2025, o Joinville entrará em campo na busca de reencontrar o caminho das glórias. A última conquista do Coelho no Estadual veio em 2001.

Última temporada:

O Joinville conseguiu um de seus principais objetivos no Catarinense Fort Atacadista de 2024: retornar à Série D do Brasileiro. Na primeira fase da competição, o clube teve apenas duas derrotas e ficou na sétima colocação. Nas quartas de final, o Coelho enfrentou o Avaí onde acabou eliminado. Um dos destaques da campanha foi o primeiro jogo das quartas de final, onde quase 17 mil torcedores estiveram na Arena para apoiar o JEC.

Na sequência da temporada, o clube joinvilense entrou em campo na Copa Meridianbet SC. Com a expectativa de repetir a campanha promissora do Catarinense, o Joinville não conseguiu desempenhar da forma imaginada e acabou eliminado na primeira fase com a sétima colocação.

Joinville em jogo-treino de pré-temporada. Gustavo Mejia/JEC

Novidades:

O Joinville buscou reforçar o elenco após a disputa da Copa Meridianbet SC de 2024. O clube investiu e trouxe 13 novos jogadores para compor o elenco que disputará o Catarinense Fort Atacadista, Série D do Brasileiro e Copa Santa Catarina.

Entre os contratados está um velho conhecido: o zagueiro Guti, que foi campeão da Série B com o Coelho e retorna ao Brasil após nove anos, tendo atuado no futebol polones, croata, israelense, giorgino e peruano. Outra novidade é o lateral-direito Danilo Belão, que já atuou em Santa Catarina pelo Internacional e pelo Brusque, onde foi vice-campeão Catarinense e participou da campanha do acesso à Série B. O atleta é cria do São Paulo-SP e esteve no Náutico-PE na última temporada. Outro jogador com passagem pelo futebol catarinense que chega ao Joinville é o atacante Keké, que atuou por Brusque e Figueirense, e teve passagens recentes por Cruzeiro-MG, Tombense-MG e Água Santa-SP.

Treinador:

O torcedor do Joinville irá reencontrar um dos grandes personagens de sua história no banco de reservas da equipe em 2025. O técnico Hemerson Maria será o comandante do Coelho no Estadual. O treinador retorna para a sua segunda passagem na equipe, onde conquistou o acesso à Série A do Brasileiro e o título da segunda divisão nacional em 2014. No futebol catarinense, o treinador também já trabalhou no Figueirense, Avaí, Barra FC, Chapecoense e Criciúma. Recentemente, Hemerson Maria integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira Olímpica.

Hemerson Maria retorna ao Joinville após fazer história no clube. Gustavo Mejia/JEC

Primeiro compromisso:

O Joinville estará em campo na abertura do Catarinense Fort Atacadista. Em casa, na Arena, o Coelho receberá o Figueirense. A partida será disputada no dia 11 de janeiro, às 16h30min.